quarta-feira, 22 de julho de 2015

Plano Ver-o-Pará é tema de palestra em Vitória do Xingu

Representantes da Setur-Pará e da prefeitura de Vitória do Xingu
O Ver-o-Pará - Plano Estratégico de Turismo do Pará foi tema de uma palestra proferida pelo Secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, nesta terça-feira, dia 21, em Vitória do Xingu. A apresentação do Plano e dos projetos do Governo do Estado para aquela região aconteceu durante encontro com representantes da prefeitura local, com participação ainda do diretor do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR, Álvaro do Espírito Santo e do coordenador de Investimentos da SETUR, Gabriel Peixoto.

“Através do planejamento podemos observar os pontos fortes e pontos fracos, as necessidades do município em todos os sentidos. Posso citar a infraestrutura como uma delas, e cabe ao município gerenciá-las e posteriormente sinalizar para o empresariado quais investimentos devem ser feitos para atender esse público. O intuito é fazer do turismo geração de renda, melhorar as condições de vida e de desenvolvimento social sustentável”, disse Adenauer ao enaltecer a região turística do Xingu entre as prioridades de investimento no fortalecimento turístico pelo Estado.
 
“Em 2001, com o advento do primeiro plano de desenvolvimento turístico do estado do Pará, foi criado o Pólo Xingu. Porém, havia a necessidade de ter um planejamento regional e municipal. Neste primeiro momento da recente criada Secretaria de Estado de Turismo, apenas 38 dos 144 municípios paraenses foram selecionados para receber o incentivo e apoio do estado. Vitória do Xingu, que vem crescendo dentro de uma realidade econômica mais promissora, se credenciou para desenvolver o seu planejamento estratégico sustentável de turismo e tentar trabalhar a implantação e o entendimento do turismo como atividade econômica no município”, ressaltou.
Para o prefeito de Vitória do Xingu, Erivando Amaral, a hidrelétrica de Belo Monte depois de pronta poderá ser uma opção para visitação e com isso alavancar o turismo na região. “Esta é uma obra que poderá ampliar o potencial turístico de nossa cidade e da região Transamazônica. A Prefeitura de Vitória do Xingu vem acompanhando todos os detalhes”, declarou o prefeito. 

REGIÃO DO XINGU: A região turística do Xingu, que tem como município sede Altamira, reserva aos visitantes muitos atrativos. Neste período de veraneio, é muito procurado por guardar atrativos naturais e produtos diversos. A pesca é também um diferencial na região. Unidades de Conservação (Cs), comunidades indígenas diversas, praias e balneários ao longo do rio Xingu, entre outros se destacam na região, que tem uma rica e exótica gastronomia e cultura surpreendente, inspirada na exuberante natureza da Amazônia que no Pará.
Texto e foto: Wilson Soares - Abrajet Pará/Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário