quinta-feira, 23 de julho de 2015

Círio de Nazaré nos quadrinhos da Turma da Mônica

Revista editada pelo jornalista Raimundo 
Pinto
“A História em Quadrinhos do Círio de Nazaré”, de autoria do quadrinista paraense Luiz Pinto, foi uma das primeiras iniciativas de narrar, em quadrinhos, sobre a mais importante manifestação católica da Amazônia. Luiz na ocasião contou com apoio do Governo do Estado, através da extinta Paratur para a produção da revista, denominada "História do Círio de Nazaré em Quadrinhos". Esse apoio teve continuidade em 2011 pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) tendo em vista a importância da obra para a promoção e divulgação do Círio como o mais importante evento anual da Amazônia voltado ao segmento turismo religioso. 

A revista circula as principais feiras de turismo do Brasil e do exterior, atende demanda de intercâmbios, grandes eventos nacionais e até internacionais com a história do Círio, em uma linguagem simples e ilustrações bem expressivas da cultura e da religiosidade dos paraenses, herança dos portugueses.

TURMA DA MÔNICA: Agora é a vez da Basílica Santuário e o Círio de Nazaré serem tema de um gibi da Turma da Mônica. Como parte do terceiro livro, a Editora Santuário em parceria com a Editora Mauricio de Sousa estão produzindo uma edição especial chamada "Turma da Mônica vai ao Círio de Nazaré".

Robson Barreto Lacerda, da Editora Maurício 
de Sousa Produções roteiriza uma nova proposta
Segundo Robson Barreto Lacerda, do departamento de Roteiro e Criação da Editora Maurício de Sousa Produções, que chegou nesta quarta-feira (04) em Belém e ficará hospedado na Basílica Santuário, o livro mostrará a visita da Turma da Mônica pelos Santuários do Brasil. Em Belém, o objetivo do roteirista é sentir mais de perto a emoção da devoção dos fiéis ao visitarem a Basílica e Círio de Nazaré. “Este é o terceiro livro, já fizemos o Santuário de Aparecida e Trindade. Meu objetivo aqui é conhecer mais de perto a história de devoção do povo paraense, a Basílica Santuário e fazer o trajeto do Círio de Nazaré, e representar da melhor forma possível”, disse o roteirista. 

O texto para o livro foi enviado diretamente para o Reitor do Santuário, Pe. José Ramos das Mercês, que já aprovou.

“A iniciativa é maravilhosa, o trabalho ficará muito bom” acrescentou o Pe. Ramos, profundo conhecedor da história da Basílica Santuário e do Círio de Nazaré. A revista será lançada no segundo semestre de 2015.


Fonte: Comunicação Setur-PA e Basílica Santuário de Nazaré





Nenhum comentário:

Postar um comentário