segunda-feira, 27 de julho de 2015

Açaí reduz o colesterol e é aliado contra o câncer

         Sorvete de Açaí / Foto: Jean Barbosa Setur-PA          
Além de possuir um arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais, o açaí é considerado mundialmente um dos mais potentes alimentos antienvelhecimento, o açaí é rico em polifenóis que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e detonam os radicais livres, (responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele).

Repleto de antioxidantes que ajudam a reduzir os riscos de câncer, doenças degenerativas e envelhecimento precoce, a fruta é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol, além de ser fonte de fibra - o que contribui diretamente no bom funcionamento do intestino - reflexo de uma boa saúde.

AÇAÍ x GORDURA
Não é de hoje que o açaí é considerado vilão por muitos que crêem que a fruta é muito calórica gordurosa. O que não corresponde à realidade já que cem gramas da polpa possui apenas 70 calorias e cinco gramas de gordura, sendo que a maior parte dela é de ômega-9, o mesmo presente no azeite e no abacate.

O que transforma uma tigela de açaí em uma bomba calórica é o que se adiciona na lanchonete, como xarope de guaraná (puro açúcar!), granola e banana, farinhas etc. Se o açaí for consumido sem os aditivos ultracalóricos não há nenhum problema no uso diário, e não há nenhuma contraindicação, a não ser alguma sensibilidade individual. Inclusive, nas regiões produtoras como o Pará, as pessoas chegam a ingerir até 1 litro diário do produto.

COMBATE AO CÂNCER
                  Açaí / Foto: Jean Barbosa Setur-PA                       
As antocianinas colorem o açaí com seus pigmentos roxo-azulados. Elas fornecem proteção antioxidante contra os efeitos prejudiciais da constante exposição à luz ultravioleta a qual estes frutos estão expostos. Os cientistas descobriram mais de 600 tipos de antocianinas de ocorrência natural. A forma mais abundante de antocianina é a C3G, e é ela que regula os nossos genes para proteger o corpo da ação dos radicais livres. Um estudo realizado na Universidade da Flórida mostrou que o extrato de açaí foi capaz de acionar o mecanismo que elimina 86% das células de leucemia nas amostras, devido à alta concentração de C3G e outras antocianinas.

MAIS BENEFÍCIOS
O açaí é um energético, o que o torna popular entre os praticantes de atividades que demandam muita energia, como o surf, a luta e a musculação. Ele atua no aparelho circulatório, reduz as taxas de colesterol, tem ação anti-inflamatória, ajuda o aparelho digestivo e promove a saúde intestinal. A fruta também protege a pele da ação dos raios solares, age na saúde dos olhos, pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer e contribui para a longevidade.

Fonte: Diário Online (com informações dos sites Boa Forma e Minha Vida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário