quinta-feira, 25 de junho de 2015

Programe suas férias. Viaje para o Marajó

Uma boa dica para suas férias de julho é conhecer, no Pará, o maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, a Ilha do Marajó.

Comece sua visita pela histórica Vila de Joanes, em Salvaterra, seguindo até a praia a Praia Grande. Em Soure, maior de todas as ilhas, conheça os casarios antigos que sobrevivem ao tempo e observe a singularidade do lugar: Búfalos caminham tranquilamente pela cidade e servem de meio de transporte e até como montaria para garantir o policiamento dos municípios. Vá às compras nos ateliês de cerâmica e no Centro de Processamento do Artesanato do Couro de Búfalo. Trilhas no mangue, cavalgada em fazendas de búfalos, canoagem, belíssimas praias, entre elas a do Pesqueiro, esperam os visitantes no Marajó, que localizado na confluência do oceano Atlântico com a foz do rio Amazonas, tem um patrimônio cultural que remonta aos seus habitantes originais, os marajoaras, considerados como um dos grupos humanos mais antigos da Amazônia com registros que datam do século V, e reconhecidos pela extraordinária produção ceramista.
 
Praia do Pesqueiro - Ilha do Marajó
O arquipélago possui um complexo hidrográfico formado por inúmeros canais, furos, igarapés e lagos, onde a variação de maré superior a 3 metros é um elemento determinante de sua paisagem singular.

Para comer recomendam-se verdadeiros banquetes marajoaras: frito do vaqueiro, filé marajoara, feitos com carne, queijo e outros derivados de búfalo. Peixes e frutos da região também são muitos saborosos.


COMO CHEGAR:

- Via fluvial: Partindo do Terminal Hidroviário de Belém até o porto de Camará em Salvaterra. A viagem dura em média 3 horas.

- Via Fluvial com carro: Partindo do Trapiche de Icoaraci, em Ferry Boats, para o porto de Camará em Salvaterra. A viagem dura em média 3 horas.

- Empresas de táxi aéreo fazem voos contratados para Soure.

- Ao chegar no Porto Camará, em Salvaterra, são 20 minutos de ônibus, van ou carro até a sede da cidade. De lá, a travessia para Soure dura apenas 10 minutos, de balsa, barcos ou catraias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário