quarta-feira, 3 de junho de 2015

No feriado de Corpus Christi conheça igrejas históricas de Belém

Quando as expedições portuguesas chegaram ao Pará no século XVII, trouxeram consigo as missões jesuítas para catequizar os povos indígenas que viviam na região, o que justifica a presença de igrejas com até mais de quatro séculos de história. Mais do que templos da religião católica, são atrativos turísticos que contam a história da colonização e expressam a cultura do Pará.

Igreja da Sé (Foto: Edvan Barros via Flickr)
Igreja da Sé 

A Catedral Metropolitana, ou simplesmente “Igreja da Sé”, é a mais antiga de Belém. Os registros de sua construção datam de 1749. Originou-se de uma humilde capela coberta de palha, fundada inicialmente no interior do Forte do Castelo, durante os primeiros anos de colonização da cidade. Atualmente a Catedral Metropolitana de Belém possui arquitetura neoclássica e barroco-colonial após uma intervenção feita pelo arquiteto europeu Landi, em 1755. É o cenário de início da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no segundo domingo de outubro. 



Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
(Foto: Márcio Wariss Monteiro via Flickr)
A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré possui uma história de fundação especial para o povo paraense. Para alguns católicos mais fervorosos, o local foi escolhido por Deus para sediar uma igreja. De acordo com a lenda do “milagre do retorno”, por volta de 1700, o caboclo Plácido encontrou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré no igarapé Murucutu e toda vez que a levava para casa, misteriosamente, a imagem da Virgem de Nazaré retornava ao local de encontro. Assim, Nossa Senhora de Nazaré se tornou padroeira dos paraenses, a partir da construção de uma igreja para servir de templo para a imagem encontrada por Plácido. 

De estilo neoclássico e eclético, a Basílica foi projetada pelos arquitetos italianos Gino Coppedé e Giuseppe Predasso. Antes de receber o título basilical pelo papa Pio XI, em 1923, já havia passado por diversas reformas e ampliações desde sua primeira inauguração em 1881. Atualmente, a Basílica de Nazaré e sua praça são o ponto de chegada da procissão do maior evento religioso da cidade, o Círio de Nazaré.

                                                                                   
Igreja de Santo Alexandre

Igreja de Santo Alexandre (Foto: Antônio Mokarzek via Flickr)
A igreja de Santo Alexandre, que integra do Complexo Feliz Lusitânia, foi a sede da Companhia de Jesus em Belém do Pará durante o período colonial. A igreja atual foi concluída em 1719, sendo uma sucessão de outras anteriores que passaram por modificações e reestruturação. Desde seus primórdios, divide espaço com um colégio jesuíta, que além de já ter armazenado em sua biblioteca mais de 2 mil livros e escritos antigos, já funcionou também como uma oficina de esculturas para indígenas catequizados.

Atualmente, o conjunto arquitetônico do colégio e da igreja foram transformados no Museu de Arte Sacra do Pará. O museu conta com centenas de peças sacras em pintura, talha, gesso, prataria e outros objetos litúrgicos deixados pelos jesuítas. A igreja ainda funciona, sendo inclusive palco de concertos de música, teatro e outros eventos além das programações católicas comuns. Em 1980, a igreja inclusive serviu de hospedagem para o papa João Paulo II quando visitou a cidade de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário