quarta-feira, 3 de junho de 2015

Igrejas do Tapajós: um convite ao turismo religioso no feriado de Corpus Christi

Os registros de missões jesuítas na região do Tapajós datam de 1659, com a chegada de missionários que deram início à catequização dos índios no Tapajós. Foi o Padre João Felipe Bettendorff , em1661, quem conseguiu efetivar a ordem dada aos Jesuítas: fundar e estabelecer a missão religiosa às margens do rio Tapajós. Conforme os Jesuítas subiam o rio iam estabelecendo novas missões pelas aldeias indígenas que encontravam. A Vila de Alter-do-Chão, por exemplo, é originada da Missão de Nossa Senhora da Purificação com a tribo Borari. Uma vsita às igrejas da região narram mais essas histórias. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – Santarém

Igreja Nossa Senhora da Conceição
(Foto: Adilson Moralez via Flickr)
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição ou Igreja Matriz de Santarém foi inaugurada em 1819, mais de cem anos após a construção da primeira capela de devoção à Santa no atual município de Santarém. A igreja foi projetada pelo arquiteto Antônio Landi, responsável pela construção dos maiores edifícios históricos em Belém, capital do estado.

Dentro da igreja existe um pequeno museu de arte sacra que conta com imagens e pinturas barrocas dos séculos XVIII e XIX, objetos de culto e diversos documentos e registros históricos. Algumas imagens foram trazidas da Espanha ou talhadas em madeira pelo artesanato indígena da região.

Outras atrações da Igreja de Nossa Senhora da Conceição são as lápides de três antigos bispos de Santarém. A primeira é de Dom Amanda Bahlman que morreu na Itália em 1939 e teve seus restos mortais trazidos para igreja em 1952; a segunda é do bispo Dom Tiago Ryan que faleceu no Estados Unidos em 2002 e teve seu corpo trazido para Santarém para ser sepultado na igreja; a terceira é do bispo Dom Lino Vombommel, natural Teresópolis (SC) e falecido em Santarém no ano de 2007. 

Igreja de Nossa Senhora da Saúde - Alter-do-Chão- Santarém

Igreja de Nossa Senhora da Saúde
(Foto: Vania Myrrha via Flickr)
Localizada na Vila de Alter do chão, em Santarém, a Igreja de Nossa Senhora da Saúde foi construída no século XIX em estilo barroco português. É reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como Patrimônio Histórico de Santarém. Seu prédio inclui a Capela Central e duas naves laterais. No mês de junho recebe os devotos da procissão fluvial do Círio de São Pedro, marcado por arraial, comidas típicas, danças de quadrilhas juninas e outras atividades, um ritual que encanta turistas e nativos no Tapajós. Durante a procissão fluvial dezenas de embarcações enfeitadas, além da imagem de São Pedro, transportam ribeirinhos que vivem em comunidades no entorno da vila, entre eles de Aritapera, Pindobal e da sede de Santarém. O ritual, engrandecido com batuques de carimbó e outros ritmos tocados por uma banda de música no barco que transporta a imagem, é assistido por turistas de todo o Brasil e muitos do exterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário