segunda-feira, 29 de junho de 2015

Culinária paraense da Estação das Docas ganha destaque nacional

As cores vibrantes e os sabores exóticos são marcas registradas da gastronomia paraense, que a cada ano conquista novos paladares e espaços nos cardápios de renomados chefs. Neste mês de junho, Belém recebeu a XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar. Dentro da programação diversos escritores participaram de seminários e encontros, entre eles os chef Alex Atala, Thiago Castanho e Roberto Smeraldi (escritor) no Seminário Literatura & Sustentabilidade sobre agricultura sustentável dentro da Amazônia, do cacau da Ilha do Combú à criação em cativeiro dos tucunarés (peixe).

Quem também também participou da Feira do Livro foi o renomado jornalista Ignácio de Loyola Brandão, que no dia último dia 12 de junho, escreveu uma crônica, no caderno de cultura do jornal Estadão de São Paulo relatando a sua experiência em Belém, com um importante "P.S gastronômico" que destacou os pratos com peixes e o restaurante Lá em Casa fundado por Ana Maria Martins e seu filho Paulo Martins, que funciona atualmente no Armazém 2, da Estação das Docas, em Belém.

“Comi ali um caranguejo refogado que me deixou descansado; um picadinho de tambaqui sobre colchão de banana-da-terra, que me elevou; depois um Silveirinha de camarão, que me fez levitar. Tudo em dias diferentes, claro olhando o rio Guamá”, Ignácio de Loyola Brandão. (trecho da Crônica – Tem quem vai mudar este país).

A Estação das Docas é um complexo que reúne turismo, cultura e gastronomia em três galpões de uma área portuária que foi revitalizada, administrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), através da Organização Social Pará 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário