quarta-feira, 3 de junho de 2015

Corpus Christi: vamos conhecer neste feriado as Igrejas do Marajó

Ruínas de Joanes
(Foto: Suelene Couto via Flickr)
No Pará, expedições portuguesas e suas tripulações de missionários religiosos desbravaram o rio Amazonas, durante os séculos XVI e XVII, fundando municípios e deixando rastros da cultura européia por onde passaram. No Marajó, os Jesuítas marcaram presença na fundação da maioria dos municípios, tendo sido de extrema importância para a consolidação do domínio português na Amazônia. A colonização portuguesa no Pará deixou diversidade de opções e memórias imperdíveis para o turismo religioso. Algumas dessas referências estão na arquitetura das igrejas. Conheça um pouco mais:

As Ruínas de Joanes - Salvaterra 
A construção de igrejas para a catequização dos índios era uma das primeiras medidas a ser tomadas pelas expedições religiosas ao chegar em uma nova região. A missão religiosa mais famosa do Marajó foi organizada pelos padres Franciscanos na Vila de Joanes por volta de 1693. As ruínas de pedra da igreja construída pelos padres Franciscanos ainda estão de pé em Joanes e são parada obrigatória para turistas que visitam o município de Salvaterra. 

Igreja de Santa Luzia
(Foto: Alan Tamer via Flickr)

Igreja de Santa Luzia - Soure 
Localizada na comunidade do Pesqueiro, em Soure, ela recebe a procissão do Círio do Pesqueiro, que anualmente sai da Granja Mironga, percorre a PA 154, até a comunidade. A devoção à Santa Luzia no Brasil é muito grande e no Marajó não é diferente. A Santa nasceu no ano 280 em Siracusa, na Itália. Filha de nobres cristãos, Lucio e Eutíquia, Lúcia era tinha muita fé e adquiriu conhecimentos sobre Jesus Cristo, e cultivou o amor ao próximo e a Deus, que também motiva a devoção dos marajoaras à Santa. 






Igreja Matriz de Soure
(Foto: Eduardo Hanazaki via Flickr)
Igreja Matriz de N. Sª da Consolação - Soure

A igreja Matriz de Soure ou Igreja Matriz de Nossa Senhora da Consolação foi construída por volta de 1936 após o estado de ruínas da Capela Menino Deus, de onde saia o Círio de Soure até então. O terreno da capela, onde foi construída a Igreja Matriz, havia sido doado por um casal de devotos que realizavam todo mês de novembro um novenário à Virgem de Nazaré.


Matriz de N. Sª da Conceição-Ponta de Pedras
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
(Foto: Joabher Benter via Prefeitura de Ponta de Pedras)
Os marajoaras costumam ter uma grande devoção à Nossa Senhora da Conceição também graças aos Jesuítas que trouxeram a imagem da santa em suas expedições. No atual município de Ponta de Pedras, os missionários religiosos construíram uma capela para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Conceição. No início era uma capela simples feita de madeira e coberta de palha, até que em 1898, foi doado um lote de terra para a construção da atual igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Apesar de atualmente a imagem da santa estar na nova catedral construída na década de 60, a devoção da população à sua padroeira fez com que em 1983 a Universidade Federal do Pará (UFPA) junto com comunidade de devotos ajudassem a restaurar e revitalizar a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Vale a pena conhecer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário