sexta-feira, 26 de junho de 2015

Comunidades ribeirinhas do Pará recebem computadores da Natura com apoio da TAM

11 comunidades do Pará beneficiadas 
 pela 
Natura e TAM 
O Pará é um dos quatro estados da Amazônia brasileira contemplados por uma parceria entre a Natura e a TAM para receberem a doação de 200 computadores, equipamentos que vão garantir a inclusão digital de comunidades ribeirinhas fornecedoras de insumos da biodiversidade para a Natura. A informação foi repassada à Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) este mês pela diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade da TAM Linhas Aéreas S.A, responsável pelo transporte gratuito dos computadores, que vão beneficiar 11 municípios paraenses, 1 de Rondônia, 1 de Mato Grosso e 2 do Amazonas.

Os computadores estão sendo entregues, até o final deste mês, a escolas de informática, escolas técnicas rurais e laboratórios de uso coletivo dessas comunidades.


A TAM Cargo tem um papel socialmente responsável neste projeto ao interligar regiões separadas por uma grande distância e, ao mesmo tempo, a satisfação em participar de uma ação inclusiva que possibilitará a entrega de equipamentos de tecnologia a comunidades mais afastadas, contribuindo para a qualificação da população local”. Explicou Gislaine Rosseti, em ofício encaminhado ao secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes.

Os computadores estão sendo entregues a 11 comunidades, cooperativas e associações fornecedoras com as quais mantém parceria: Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), Comunidade da Associação Jauari Baixo Rio Mojú (Jauari),
Cooperativa dos Fruticultores de Abaetetuba (COFRUTA), Cooperativa Agrícola Resistência do Tocantins (CART), de Cametá, comunidade Camtauá e Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo (APROCAMP), ambas de Santo Antônio do Tauá, Cooperativa Mista de Agricultores (Coomar), de Santa Luzia do Pará, Casa Familiar Rural de Cametá (CFR), Casa Familiar Rural de Abaetetuba (CFR) e Cooperativa Agrícola Mista de Tomé Açu (Camta)

Ao todo 15 comunidades nos Estados do Mato Grosso, Acre, Pará e Amazonas serão beneficiadas. Escolas de informática, escolas técnicas rurais e laboratórios de uso coletivo receberão os equipamentos. “Muitas dessas comunidades se organizam e investem parte do dinheiro recebido da parceria com a Natura para construir escolas de informática e capacitar jovens que serão monitores dos outros membros locais”, explica Ronaldo Freitas, gerente de sustentabilidade da Natura.

A Natura conta com a TAM Cargo para o transporte aéreo dos computadores a partir de São Paulo. A Lemon Logistics é a parceira responsável pela coordenação, preparação, coleta e entrega das mercadorias, a serem transportadas pela TAM Cargo, até as comunidades ribeirinhas.

A produção sustentável das comunidades reflete no consumo de
produtos pelos turistas em espaços turísticos do Pará
As empresas se uniram à causa para proporcionar inclusão digital aos moradores das comunidades. “A TAM Cargo tem um papel socialmente responsável neste projeto, ao interligar regiões separadas por uma grande distância. Temos satisfação em participar de uma ação inclusiva, que possibilitará a entrega de equipamentos de tecnologia a comunidades mais afastadas, contribuindo para a qualificação da população local”, ressalta o diretor-geral da empresa, Luis Quintiliano.

“Com a união entre empresas nesse tipo de iniciativa, é possível proporcionar aos moradores, professores e técnicos das escolas rurais mais desenvolvimento e conhecimento. A inclusão digital proporciona acesso facilitado a informações, de forma que os comunitários possam fazer a diferença no dia-a-dia de seus trabalhos”, afirma Freitas, da Natura.

A presença da TAM Linhas Aéreas S.A no Pará, assim como da Natura, representa fatores de desenvolvimento social e econômico do Estado. No turismo, além de assegurar desenvolvimento sustentável, essas empresas e suas iniciativas consolidam a presença do Pará como destino turístico e de atração de investimento em mercados nacionais e internacionais, principalmente em países da Europa e nos Estados Unidos, em que a TAM conecta o Pará com voos regulares, a exemplo do voo direto Belém Miami.

Benigna Soares - Com informações da TAM Linhas Aéreas S.A e da Natura

Nenhum comentário:

Postar um comentário