terça-feira, 16 de junho de 2015

Cacau do Pará classificado para Salão do Chocolate de Paris

As amostras classificadas são de dois "terroir" distintos de produção
cacaueira do Pará: em Medicilândia e Tucumã.
Pela primeira vez, amostras de cacau paraenses foram selecionadas para disputar os prêmios Internacional de Cacau (ICA) e Cacau de Excelência (CoE) que serão anunciados, em outubro deste ano, durante o Salão do Chocolate de Paris. O feito inédito consolida a qualidade internacional das amêndoas produzidas no Estado, o que abre a perspectiva de novos mercados exportadores para o cacau do Pará, além de servir como atrativo para que indústrias do setor de chocolate se instalem em território paraense.
 
As amostras classificadas são de dois “terroir” (produto próprio de uma área limitada) distintos de produção cacaueira dentro do Pará. Foram selecionadas as amostras de Gedaíldes Benício de Carvalho, produtor de Medicilândia, município que integra o “terroir” da Transamazônica, a região mais tradicional de lavoura de cacau no Estado, e de João Nicolau Loff, produtor do município de Tucumã, que faz parte do “terroir” do Sul do Pará, uma área de consolidação mais recente. Ambos são pequenos produtores e foram convidados a integrar a comitiva de técnicos da Secretaria de Estado de Produção Agropecuária e da Pesca (Sedap) que participou do Sétimo Festival Internacional do Cacau e Chocolate da Bahia, realizado em Ilhéus no último final de semana. A Sedap montou um stand do Pará no evento para apresentar a qualidade do cacau paraense e divulgar o Festival Internacional do Cacau e Chocolate da Amazônia, que vai ocorrer no período de 17 a 20 de setembro deste ano, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Antes de serem consideradas aptas para participar da competição internacional, as amostras de cacau paraense concorreram com outras 78 amostras enviadas por produtores capixabas e baianos e passaram pelo crivo da seleção nacional que contou com testes realizados pela Seção de Controle de Qualidade Vegetal da Ceplac e pelo Laboratório do Centro de Pesquisas do Cacau. Ao final, foram selecionadas dez amostras – duas paraenses e oito baianas – para representar o Brasil no concurso internacional. Em Paris elas serão transformadas em licor de cacau e avaliadas por um júri composto por fabricantes de chocolate, jornalistas gastronômicos e especialistas internacionais do setor de cacau e chocolate.

LEIA MAIS EM: AGÊNCIA PARÁ  

Nenhum comentário:

Postar um comentário