segunda-feira, 25 de maio de 2015

Setur fortalece gestão do turismo em Soure, Vigia e São Caetano de Odivelas

Adenauer e João Melo em primeiro plano.
Com objetivo de fortalecer a gestão pública municipal do turismo e dinamizar os arranjos produtivos da cadeia econômica do turismo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) oferece um conjunto de ações de suporte e apoio ao desenvolvimento da atividade. Na quarta-feira (20), a prefeitura de Soure, e nesta quinta-feira (21), as prefeituras de Vigia e São Caetanos de Odivelas, receberam equipamentos de informática e também orientação para qualificação profissional, acesso a recursos financeiros, legalização e informação promocional nestes municípios.

“É um trabalho que tem como objetivo maior a compreensão e o entendimento do turismo como uma atividade econômica, e como o poder público e o empresariado, podem advir juntos os benefícios e as vantagens de uma atividade que é a base da nova economia de mercado, a partir do fluxo e circulação de pessoas e capital”, explica o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Adenauer Góes: Secretário de Estado de Turismo
Fazendo a entrega em Soure.
A Soure foi apresentada a matriz de investimentos do Prodetur, que destinará ao Marajó 50% do valor total do contrato de US$ 44 milhões de dólares que será firmado entre o Governo do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “O Prodetur será um divisor de águas. O projeto mais importante da história do turismo paraense”, afirma Góes.

Para o prefeito de Soure, João Luiz Melo, para haver o crescimento municipal é preciso integração com o Estado e a iniciativa privada. “A gente vem trabalhando com o turismo em Soure desde 2000. E sempre defendemos o turismo como uma saída positiva para o nosso município. É a porta para a atração de investimentos no polo. Temos que pensar no Marajó como um todo”, diz.

Adenauer Góes, com vereadores em Vigia.
Encontro em Vigia e São Caetano de Odivelas contou com a presença de prefeito, secretários municipais, vereadores e de empreendedores dispostos a investir esforços na atividade turística, deu o tom dos encontros. Ambos os municípios receberão apoio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) para realização de cursos para capacitação de mão de obra local na prestação de serviços ao visitante.

Em Vigia, já estão definidos a reativação do Conselho Municipal de Turismo, elaboração do Plano Turístico do Município e atualização do inventário da oferta turístico. De acordo com o diretor de Turismo, Raul Lobo, o foco de atuação estão em produtos dos segmentos gastronômico, ecológico, patrimonial e religioso.

Adenauer Góes: Reunião de Trabalho
Em São Caetano de Odivelas.
O prefeito de São Caetano de Odivelas, Mauro Rodrigues Chagas, o Macalé, destacou a importância da parceria no setor. “Isso é um pacto para alavancarmos o turismo. Uma solução para desenvolvimento econômico em nosso município”, destacou ele ao mencionar a pesca esportiva, a culinária do caranguejo e o Boi de Máscaras como produtos turísticos relevantes, que oferecem oportunidades no setor.

FONTE: Israel Pegado –Setur

Nenhum comentário:

Postar um comentário