quinta-feira, 28 de maio de 2015

Município de Maracanã completa 362 anos

Ilha de Algodoal (foto: Jean Barbosa-Paratur)
A região turística Amazônia Atlântica, no Pará, é uma das mais atraentes do estado para quem busca opções de sol e praia, cultura e natureza. A dica da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur-PA) para o seu final de semana é conhecer nessa região o município de Maracanã, que nesta quinta-feira, dia 28, completa o seu 362 aniversário. 

Maracanã é um município situado à margem esquerda do rio de mesmo nome. Nesta região vivia a tribo indígena Maracanã, missionada pelos jesuítas da Companhia de Jesus entre os séculos XVII e XVIII. No ano de 1755, a ordem religiosa foi expulsa do domínio português e o município recebeu status de “Vila”. 

Em Maracanã, não deixe de visitar a principal atrativo do município, a vila de Algodoal e suas praias paradisíacas, localizadas no arquipélago de Maiandeua. Uma das principais regras para a visitação do local é a proibição de qualquer veículo automotivo. A medida visa preservar a natureza local. 

Vila de Algodoal 

Algodoal faz parte dos 2.378 hectares de área de Proteção Ambiental amparada pela Lei Estadual 5.621. São 19 quilômetros quadrados marcados pela tranquilidade e pelos belos cenários naturais. Qualquer tipo de atividade que possa alterar o solo, causar erosão e poluição ou ameace espécies da fauna e flora são estritamente proibidas no local. Os únicos meios de transporte autorizados em algodoal são a bicicleta e charretes movidas pela força animal. 

 Igarapés também estão entre as opções
de atrativos em Algodoal (Foto: Agência Pará de Notícias)
A vila de Algodoal faz parte do arquipélago de Maiandeua. O local é chamado assim devido à abundância de uma planta nativa conhecida como algodão de seda, ainda presente na região. Algodoal também é o nome da maior das quatro ilhas que existem em Maiandeua. As outras três são Fortalezinha, Camboinha e Mocooca. 

Em algodoal, a Praia da Princesa é uma atração imperdível. Com 14 quilômetros de extensão, a praia de água salobra oferece uma das melhores vistas da ilha, além de passeios de barco e de carroça com os moradores locais. 

COMO CHEGAR 

A distância da capital do estado até Maracanã é de 163km, em média 3 horas e meia de viagem por via rodoviária e fluvial.O trajeto é feito em duas partes, seguindo de carro ou ônibus pela BR 316, depois pela PA-320 e PA-127 até o município de Marapanim (vila de Marudá). A partir daí é necessário fazer a travessia de barco para a ilha de Maiandeua. 

Uma outra alternativa de acesso a Algodoal é seguir até a sede do município de Maracanã. Ao chegar, procure o porto de onde partem embarcações com destino à ilha. Apesar de ser uma viagem longa (de cerca de três horas), o trajeto traz boas surpresas, como grupos de botos que costumam acompanhar o barco e a vista das vilas de Fortalezinha e Mocooca. Mas é recomendável procurar uma agência de viagens para o agendamento da sua visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário