segunda-feira, 18 de maio de 2015

Memorial do Porto da Estação das Docas passa por revitalização

Agência Pará de Notícias
No mês em que a Estação das Docas completa 15 anos de funcionamento, a organização social Pará 2000, em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), faz a manutenção da exposição Memorial do Porto, no Armazém 1 do complexo turístico e cultural.

“Para a conservação adequada, precisamos abrir as vitrines, limpar tanto os vidros quanto as peças, verificar se algum reparo é necessário. Somos responsáveis por esse trabalho. Para mim é muito prazeroso, é uma responsabilidade com o patrimônio que não é meu, mas sim de todos. É esse acervo que conta um pouco da história do complexo”, diz a coordenadora do setor de conservação e restauração da Secult, Renata Maués.

Na revitalização deste ano foram refeitas todas as placas de identificação; algumas já estavam danificadas pelo desgaste do tempo. A equipe fez um levantamento cuidadoso, e foram providenciadas as novas placas, com o devido cuidado para manter a identidade visual original e assim prolongar a história do porto.

Localizado no espaço interno do Boulevard das Artes, Armazém 1, o Memorial do Porto chama atenção pelo acervo: bússola magnética, telégrafo de manobra, teodolito, agulha magnética, medalha comemorativa ao centenário da abertura dos portos às nações amigas em 1808 e escafandro.

Inaugurado em 2000 o Memorial conta a história da navegação do Pará em texto e fotos, e artigos que foram encontrados durante a revitalização da orla e dos antigos galpões que hoje são conhecidos como a Estação das Docas. Diariamente, às 11h e 17h, ocorre no espaço a visita monitorada, serviço com orientadores que guiam os visitantes pelo Memorial e os demais galpões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário