quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mangal das Garças: o Corredor da Metamorfose

Por Mayra Leal/ Ascom Os Pará 2000
Foto: Geraldo Ramos
Promover a educação ambiental e o respeito ao meio ambiente é um dos principais objetivos do Mangal das Garças. O Parque Zoobotânico agrega em sua programação diária diversas ações de conscientização ecológica. A partir desta, quarta-feira, os visitantes do Mangal terão mais um espaço para aprender sobre a biodiversidade presente no parque: o Corredor da Metamorfose. 

Anexo à Reserva José Márcio Ayres -borboletário do Mangal - o Corredor será uma forma de conhecer o ciclo evolutivo e as relações ecológicas das borboletas. Enquanto no borboletário, os visitantes têm a oportunidade de ver a borboleta com proximidade, observando elas se acasalando e colocando ovos; no corredor a ideia é apresentar a diversidade de espécies e curiosidades sobre o animal. “O corredor é um espaço complementar ao borboletário, porque nem todas as borboletas podem ser apresentadas dentro da Reserva. Então essa diversidade deve ser mostrada aos visitantes e no Corredor da Metamorfose isso é feito de forma bem didática. Também é um espaço de alertar contra a biopirataria, falar sobre as relações ecológicas da borboleta e mostrar um pouquinho do trabalho realizado por trás do borboletário”, conta Igor Seligmann, biólogo e gestor do Mangal das Garças.

Educação ambiental

Foto: Geraldo Ramos
De terça a domingo, às 10h30, os monitores guias do parque conduzirão os visitantes por um pequeno roteiro explicativo no espaço, no qual eles poderão ter informações sobre a vida das borboletas e tirar conhecer curiosidades a cerca do animal. 

O serviço faz parte da programação de educação ambiental oferecida pelo parque, que inclui também o Momento Alimentação dos animais, a Soltura das Borboletas, o Roteiro Expresso, a Visita Monitorada, o Teatrinho do Mangal, o Momento Ecozoo e durante o mês de julho a Colônia de Férias e oficinas educativas. “A revitalização do Corredor e este novo produto fazem parte dos nossos projetos de educação ambiental e promoção da consciência ecológica. Nele, as pessoas podem saber mais sobre a borboleta e conhecer o trabalho realizado no Mangal, que começa desde o horto em parceria com a Colônia Agrícola Heleno Fragoso e termina na Reserva José Márcio Ayres, referência em produção de borboletas”, explica Gabriela Landé, presidente da Organização Social Pará 2000, que administra o espaço.

O Borboletário

A Reserva José Márcio Ayres é o maior borboletário da América do Sul. Com espaço de 1350 m², o local reproduz mais de 5 mil borboletas adultas mensalmente, tornando-se referência nacional em reprodução do inseto. As principais espécies são a Olho de coruja (caligo illoneus), Ponto de laranja (anteosmenippe), Júlia (dryas iulia), Brancão (ascia monusti) e Battus (battus polydamas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário