sexta-feira, 29 de maio de 2015

Fordlândia e sua história preservada no coração da Amazônia

Arquitetura do Ciclo da Borracha 
ainda hoje é marcante em Belterra.
 Foto Benigna Soares - Paratur-Abrajet Pará
Fordlândia, na região turística Tapajós, no Pará, é como um “pedacinho dos Estados Unidos no meio da floresta Amazônica. Foi construída na década de 1920 pelo americano Henry Ford, empreendedor estadunidense fundador da Ford Motor Company, pioneiro na montagem em série de automóveis, cuja matéria prima principal, a borracha, era derivada do látex da borracha cultivada primeiramente em Fordlândia. 

Hotel Ciência em Belterra deve explorar turismo sustentável
             em perfeita sintonia entre homem e natureza
Através da Ford Company, Henri Ford se tornou um dos homens mais ricos do mundo na década de 1930. Curioso que Ford era um defensor da paz adquirida através do dinheiro, tendo concebido a frase “o dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; Não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele”. Talvez por isso, até hoje, a cidade que Ford planejou com essa finalidade, assim como Belterra, também planejada para abastecer com a borracha sua produção automobilística nos Estados Unidos, hoje são importantes destinos turísticos, ricos em atrativos naturais e culturais. 

Vale á pena conhecer Forlândia e Belterra, cenários históricos também da “Belle Époque”, que deixou à Amazônia e ao Pará um belíssimo tesouro em arquitetura de época, como o Theatro da Paz, em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário