domingo, 31 de maio de 2015

ENTREVISTA Hugo Nascimento: um arquiteto de sabores na Amazônia

Está em terras paraenses participando do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense o chef Hugo Nascimento. Pela primeira vez em Belém, Hugo mostrou-se encantando e particularmente familiarizado com a cidade, já que Belém do Pará guarda muitas semelhanças com Lisboa. 

A seguir, o chef fala sobre Gastronomia e sobre a construção do paladar. 

A gastronomia é uma das mais fortes expressões da cultura de um povo. Neste contexto, como você avalia as semelhanças entre a culinária do Pará e a portuguesa, considerando o elo histórico e cultural que existe?

Existe uma fortíssima influência portuguesa na gastronomia brasileira. Quando se vê um tacho com gordura ao lume com cebola, alho, sente-se Portugal.

Além da gastronomia, o que mais você destacaria da cultura brasileira do Pará que tem semelhança com a cultura portuguesa? 

A forma de receber os outros. A hospitalidade e o valor que a gastronomia tem na vivência do povo.

É a sua primeira vez em Belém e preciso perguntar: o que você está achando da cidade? Que dicas de roteiro turístico você recomendaria aos visitantes oriundos da Europa, em especial de Portugal? 

Ainda conheço muito pouco, mas fizemos um passeio de barco até à Ilha do Combu. Recomendo que conheçam todos os processos envolvidos com a transformação do açaí e do cacau e o mercado Ver-o-Peso, são imperdíveis. Não deixar de experimentar as iguarias dos restaurantes Lá Em Casa, Santa Chicória, Remanso do Peixe e claro do especial Remanso do Bosque do Thiago Castanho que faz um trabalho sensacional com uma gastronomia atual sem perder as suas raízes.

Como você avalia essa nova proximidade do Pará com a Europa a partir do voo direto Belém/Liboa, da TAP? 

É uma porta aberta para a comunicação entre nós. Para a troca de vivências e conhecimentos. Ficou bem mais fácil assim. 

Como está sendo a experiência de participar do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense? O que mais lhe chamou a atenção em relação à gastronomia daqui? 

A importância que a gastronomia tem na cultura do povo local. Não me surpreende porque sabemos que "nós somos o que comemos", mas não é em todo o lugar que as pessoas valorizam isso. Aqui sente-se que tudo gira em volta da gastronomia. 

PERFIL DO CHEF 

Hugo Nascimento nasceu em 1976, em Lisboa. Ainda criança, era irrequieto e curioso. No seio familiar, era um adolescente atento a tudo o que se desenrolava à volta da mesa. Nas passagens pela cozinha, questionava tudo o que ali se fazia. O aroma dos petiscos da avó não lhe eram indiferentes. Com o avô, entretinha-se a dar largas à imaginação. As histórias vindas do rio, da terra e do pasto, faziam-no viajar até ao fantástico. Com os amigos, andava de skate e tocava umas notas na guitarra. Estudou com ambição de seguir arquitetura mas a arte de cozinhar revelara-se paixão. Em 1996, no Café Café conhece o Chef Vitor Sobral que, de nariz apurado, rapidamente se apercebera do seu talento. Na época, Vitor Sobral iniciava o processo de modernização da culinária lusófona. Hugo não perdeu a oportunidade, e destacou-se como elemento determinante para equipa. 
Já 2004, no Restaurante Terreiro do Paço, Hugo Nascimento assume pela primeira vez a posição de Chef de cozinha, sob os comandos do mentor. Demonstrou fortes capacidades de liderança, inovação, técnica e muita criatividade. Desde então, começaram as participações internacionais. Destaque-se Macau, Canadá, Alemanha, Brasil e Botswana, como destinos cruciais para o seu desenvolvimento profissional. 

A cozinha que pratica está na vanguarda da inovação, as técnicas são de mestre. Uma cozinha de emoção, onde cada prato conta uma história que se transforma numa experiência. Para recriar sabores, recorre às memórias. Aquelas de conforto. As da Mãe. Hoje, lado a lado com Vitor Sobral, além de Chef de Cozinha, é empreendedor. Passa grande parte do tempo na Tasca da Esquina e Cervejaria da Esquina em Lisboa e, nos restaurantes internacionais, é consultor. (S. Paulo; J.Pessoa; Angola). Além disso, é consultor gastronómico, food stylist, formador e conferencista. O seu percurso, em 2013, levou-o à capa da revista Timeout Lisboa, sendo considerado “uma das pessoas com quem se deseja jantar em Lisboa”. Em 2014, lançou o seu primeiro projeto editorial o “Livro das Sanduíches do Chefe Hugo Nascimento” sob o mote #chegadehambúrgueres. No mesmo ano foi nomeado pela “Revista Wine” para chefe do ano ao lado de José Avillez. 

Fonte: Gerência de Promoção da Setur-PA com informações das assessorias de imprensa Tasca da Esquina e do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário