terça-feira, 26 de maio de 2015

Aprecie a gastronomia bubalina do Marajó

O queijo de búfalo inspira sofisticados chefes
 que participam do 13º Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense
Os búfalos são mais do que atração turística no Marajó, fazem parte do dia-a-dia dos marajoaras, substituindo até os veículos motorizados nas diligências policiais. Quando o assunto é gastronomia então, o gado bovino sede espaço para a carne, leite, queijo, e outros derivados do búfalo do Marajó.

O queijo de búfalo tem ganhado cada vez mais espaço entre aqueles que preferem uma alternativa mais saudável. Com menos colesterol e maior taxa de proteína que os queijos comuns, o queijo do Marajó é um clássico paraense.
O búfalo é atrativo turístico no Marajó. Foto: Agência Pará 
O filé de búfalo é também uma alternativa mais nutritiva. A carne do animal possui menor quantidade de gordura e colesterol e mais proteína. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB), a carne bubalina possui 40% menos de colesterol, 12 vezes menos gordura e 11% a mais de proteína em comparação com a carne bovina.

As receitas vão dos já tradicionais churrasco, filé marajoara e frito do vaqueiro, às receitas mais elaboradas, a exemplo do strogonoff e da lasanha.

Essa rica e curiosa gastronomia do Marajó inspira este ano o 13º Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense. Uma dica para participara da programação e experimentar estes sabores é visitar a Feira dos Produtores, no 3º piso do Shopping Boulevard, até o dia 31 deste mês, em Belém. O horário de visitação é de 10h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário