sábado, 30 de maio de 2015

Agende suas férias: conheça as praias e ilhas de Conceição do Araguaia

Foto: Ray Nonato | Paratur
O município de Conceição do Araguaia, no Pará, é situado na bacia do rio Araguaia, na divisa com o estado do Tocantins. Fundada em 1935, seu nome é uma homenagem à padroeira do lugar, Nossa Senhora da Conceição, e ao rio que banha a cidade, o Araguaia, que na língua tupi significa “rio do vale dos papagaios”. Importante município da região turística Araguaia Tocantins, possui diversas praias de água doce e em junho, principalmente, surgem os bancos de areia que são muito procurados pelos turistas. O lugar é ideal para a prática de camping, seja nas praias do rio Araguaia seja em ilhas que permeiam a região.

Em 1993 foi transformado em estância turística e atualmente integra a região turística Araguaia Tocantins, delineada pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur-PA), através do Plano Ver-o-Pará.

Tucunaré: peixe típico do Araguaia
O artesanato de Conceição do Araguaia apresenta trabalhos em palha, taboca e buriti, e algumas peças produzidas pelos índios Carajás. Também se utilizam barro e madeira, a partir dos quais são fabricados potes, filtros, jarros, barcos, garrafas e cinzeiros. 

Distante 979km de Belém, capital do Pará, o lugar também é uma referência para quem gosta de apreciar a boa gastronomia. Tucunaré, peixe típico da região, é o carro chefe entre os pescados. Por abrigar muitas fazendas a tradição do churrasco é muito forte mas pratos exóticos, a exemplo do beirarubu, também são muito requisitados.

Conheça aqui alguns atrativos de Conceição do Araguaia
ILHAS

Bode: Ilha totalmente desabitada, localizada em frente à cidade, com extensão aproximada de 1,5 km. Durante o verão, o rio Araguaia diminui o volume d’água, surgindo, entre a ilha e a cidade, largas faixas de areia, com extensão de até 200 m, bastante procuradas por turistas.

Cearense: em frente à praia Alta, possui extensão de até 2 km. Tem águas límpidas, onde há peixes, como o tucunaré, boca-larga, pintado e corvina. Fica a 30 min. De barco.

Santa Bárbara (antiga ilha Lady Hay): Propriedade particular com infra-estrutura para receber turistas. Possui aproximadamente 490.050 m², e lá podem ser avistados papagaios, tatus, cutias, garças e tuiuiús. Fica a cerca de 20 min. De barco da cidade.

PRAIAS

Alta: Primitiva, possui areia branca e fina. Não há infra-estrutura no local.

Do Caldeirão: Nela está instalado o Caldeirão Praia Clube, local bastante freqüentado, com boa infra-estrutura. Fica a 20 km de Centro.

Gaivotas: Praia urbana, às margens da cidade. Possui quase 3 km de areia grossa. Durante o verão, principalmente no mês de julho, são realizados eventos esportivos.

Verde: Localizada no bairro Tancredo Neves, próximo ao Centro. Suas águas têm tonalidade marrom. O acesso é pelo rio, com barcos motorizados. Possui infra-estrutura com barracas. 

Lago da Moita
Possui aproximadamente 6 km de extensão, coberto por vegetação flutuante que forma galerias com 2 m de profundidade (durante o inverno chegam a 10m). É habitado por jacarés, surubins e pirarucus. 

COMO CHEGAR

Via terrestre: A partir de Belém deve-se tomar as rodovias BR-316, BR-222, PA-150 e PA-287.
Via aérea: Há vôos diários do aeroporto internacional de Belém e a duração da viagem é de 3h30min. 

FONTE: Guia Turístico Pará Ecológico, Histórico e Cultural, da Empresa das Artes e Paratur/Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário