terça-feira, 7 de abril de 2015

Pará: Floresta Nacional de Carajás recebeu quase 217 mil visitantes em 2014

Estatísticas divulgadas nesta terça-feira, dia 7, pelo Ministério do Turismo (MTUR) revelam que a Floresta Nacional de Carajás recebeu em 2014 um total de 216.957 visitantes.  Localizada no  sul do Pará, na região turística Araguaia Tocantins, a  área de conservação ambiental  federal tem quase 400 mil hectares. Sua maior área faz parte do municípios de Parauapebas, Água Azul do Norte e Canaã dos Carajás.

O Flona dos Carajás integra a grade de produtos turísticos prioritários promovidos e divulgados pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (SETUR-PA). Entre os principais atrativos encontramos cachoeiras de águas claras, cavernas ferríferas, complexo industrial de mineração, observação de aves, trilhas na floresta, canoagem nos rios do interior da flona, vegetação de Canga, única no planeta, Parque Zoobotânico, a Serra Sul, lagoas fluviais e camping, conforme catalogados pelo ICMBIO.  Também encontram-se na Flona Carajás espécies de primatas Cuxiú de Uta Hick (Chiropotes Utahickae) e ainda a onça pintada.

Segundo o MTUR, as unidades de conservação do Brasil receberam 7,3 milhões de turistas. A Flona de Carajás, no Pará, ocupa o 6º lugar nesse ranking de visitações às unidades de conservações federais. A liderança é do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 3.113.913 visitas, em segundo o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, com 1.550,607 visitas. O terceiro lugar é do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, com 400.400 visitantes e o quarto a receber visitantes é o Parque Nacional de Brasília, com 229.119 visitas e o quinto colocado é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, com 217.764 visitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário