quarta-feira, 15 de abril de 2015

Empreender em turismo é alternativa de negócio viável no Pará

Visita Monitorada é ferramenta para
 conhecer história da Estação das Docas
.
FOTO: RODOLFO OLIVEIRA / ARQUIVO AG. PARÁ







A taxa de empreendedorismo no Brasil foi a maior da sua história em 2014. Um total de 34,5% da população brasileira adulta, entre 18 e 64 anos, possui empresa ou está envolvidos com a criação de um negócio próprio. Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que é realizada anualmente numa parceria entre a London Business School e a Babson College, tradicionais escolas de negócios na Inglaterra e nos Estados Unidos, respectivamente. No Brasil, o estudo realizado desde 2000, conta com a colaboração do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

A formação ainda mais importante é que a cada dez pessoas que se tornaram empreendedores no país, sete o fizeram porque viram uma boa oportunidade para isso e não pela necessidade de ter uma renda. Com mais de 50% dos atrativos naturais de toda a Amazônia, Círio de Nazaré, Festival do Sairé, Estação das Docas, cidades seculares com conjunto arquitetônico histórico preservado, praia de Alter do Chão, Ilha do Marajó, vasta biodiversidade e florestas, tradição em museus, equipamentos de ponta para eventos e tantos outros atrativos que podem ser formatados em produtos atraentes, em especial para o público estrangeiro, o Pará se apresenta como alternativa viável para o investimento empresarial em negócios turísticos.

Apoiada nisto, a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur-PA) procura fomentar e capacitar o empreendedorismo local, para que este filão de mercado possa ser aproveitado. Nesta quarta-feira (15), a secretaria promove ciclo de palestras para estudantes de turismo e outras áreas afins, com o tema “Empreendedorismo no Turismo”.

Com a abertura do secretário estadual da pasta, Adenauer Góes, a programação começa às 08h40, no auditório da Setur, no bairro do Reduto, na Praça Maestro Waldemar Henrique, em Belém (PA). A primeira palestra “Como ser Empreendedor” será ministrada por Miguel Pantoja, consultor do Sebrae-PA. Em seguida, a vice-presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV-PA) falará sobre “Tipos de Empresas de Turismo e Serviços Oferecidos”. Por fim, a programação se encerra com a palestra “Financiamento para sua empresa” do superintendente do Banco da Amazônia, Luiz Feio. O ciclo de palestras faz parte do calendário de ações do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), desenvolvido e coordenado pela Setur-PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário