segunda-feira, 2 de março de 2015

Pará estreita relações comerciais com Portugal

O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) participa desde o último dia 25 da BTL 2015 – Feira Internacional de Turismo de Lisboa. O evento acontece até domingo, dia 1, no Parque das Nações, em Lisboa e deve reunir um público de 70 mil pessoas da cadeia produtiva do turismo.
A Participação da Sedeme no evento tem como objetivo impulsionar o fluxo comercial entre o Pará e Portugal, divulgar os produtos paraenses e ampliar oportunidades de negócios. Uma das estratégias da Sedeme no evento é uma degustação de produtos já industrializados no Pará, a exemplo do abacaxi, que tem entre os maiores produtores do Brasil os municípios de Santana do Araguia, Salvaterra e Barcarena. Também estão em exposição no estande do Pará, coordenado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o palmito, que tem o Pará como o maior produtor do Brasil e a castanha do Pará. Os produtos estão tendo grande aceitação pelos participantes da feira.
Uma das marcas representadas no evento foi a Mariza Alimentos que avaliou positivamente a parceria com a Sedeme.

“Uma participação muito proveitosa tendo em vista os contatos comerciais mantidos durante este evento e as possibilidades concretas de negociações futuras. Esperamos que momentos como este venham se repetir para que esta sinergia de ações resulte em investimentos no Pará”. Afirmou André Aragão, gerente de Novos Negócios da Mariza.
A Prefeitura de Belém integra a ação de promoção turística e fortalecimento comercial do Pará em Portugal durante a BTL. Marcos Bastos, assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, afirma que a presença do Pará na BTL é um momento importante para firmar laços comerciais entre o Pará e Portugal, a partir da aproximação entre Belém e Lisboa.
“A relação entre Belém e Lisboa é extremamente importante para gerar negócios e criar canais de relacionamentos no âmbito da cultura, do comércio e do turismo que venham a gerar divisas ao nosso município de Belém e ao Pará enquanto portal de entrada para a Amazônia”. Conclui Marcos.
Lucélia Guedes, diretora de Mercado da Sedeme, explica que, além da exposição de produtos no estande paraense, uma estratégia adotada durante a BTL foi o cumprimento de uma agenda interna e externa com empresários e instituições portuguesas.
“Estivemos reunidos com importantes parceiros como a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Instituto para Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL) e Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE). Também nos reunimos com as importadoras Vitória Régia e Olim & Sousa, interessadas em distribuir produtos alimentícios do Pará em Portugal”. Revelou Lucélia.

Os setores de alimentos e de cosméticos também são alvo das ações da Sedeme, que participa pela segunda vez da BTL em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Sedeme). Também no estande do Pará estão representações do Espaço São José Liberto e Polo Joalheiro, 13 agentes de receptivo ligados à Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), representações da hotelaria e de receptivo de Alter-do-Chão, em Santarém, entre outros.
JÓIAS E GEMAS – Um dos principais atrativos do estande do Pará na BTL, em Lisboa, está sendo a exposição “Jóias Sustentáveis da Amazônia” apresentada pelo Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro no evento, que acontece até domingo, no Parque das Nações. A mostra reúne 25 peças das coleções Gemas Vegetais e Metal-morfose, esta lançada em novembro de 2014 no Polo Joalheiro.
O coordenador de Marketing da Setur Pará, Carlos Figueira, afirma que “o Governo do Pará tem no turismo um dos principais eixos de desenvolvimento. A cumplicidade do trade turístico nas ações de promoção nacional e internacional com outros setores da economia do Estado e da Europa que integram a cadeia produtiva do turismo permite que em eventos como a BTL esses laços comerciais sejam estreitados. Estas parcerias são firmadas a partir do direcionamento do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará)”. Justifica Carlos, que além da BTL em Lisboa também coordena na próxima semana ações de promoção do destino Pará em Belém, na Alemanha, durante a Feira Internacional de Turismo ITB.

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