segunda-feira, 16 de março de 2015

Mudanças na data do 9o Festival do Carimbó de Marapanim

A organização do 9o Festival do Carimbó de Marapanim informa em caráter oficial que a data de realização do festival, este ano, não será mais no mês de janeiro. O novo período será nos dias 29, 30 e 31 de Maio em função da chegada das chuvas na região do Salgado (Inverno Amazônico)! agora a data é definitiva, os trâmites já estão todos resolvidos e vamos fazer mais um lindo Festival do Carimbó.
Nesta IX Edição, homenagearemos o mestre Pedro Roberto (Grupo Borboletas do Mar) e o mestre Oswaldo (Grupo Rouxinol). As inscrições de composições já foram encerradas e as concorrentes, já divulgadas, terão que aguardar para serem apresentadas ao público e à comissão julgadora.
o 9º Festival de Carimbó de Marapanim com o tema “Carimbó de Marapanim - Patrimônio do Brasil”, em comemoração ao título de Patrimônio Cultural do Brasil que o ritmo recebeu em setembro de 2014 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O Festival que acontece na Praça da Bandeira, em Marapanim, contará com apresentações de diversos grupos de carimbó e grupos de raiz confirmados, concursos de música e coreografias, comidas típicas, homenagens a mestres do ritmo, entre outras atrações tradicionais do festival.
O Festival de Carimbó de Marapanim existe desde 2004, quando foi idealizado pela Associação Marapaniense de Multiplicadores do Turismo (AMATUR). A ideia surgiu com o objetivo de unir a identidade que a cidade possui com o carimbó e valorizar o ritmo como produto artístico cultural do Pará.

Ranilson Trindade, mestre de carimbó que idealizou o evento e hoje preside a Amatur, diz que o Festival de Carimbó de Marapanim é um sucesso e não só atrai um grande fluxo turístico, como gera emprego e renda para milhares de pessoas envolvidas de alguma forma na sua realização. 

O carimbó surgiu no século XVII no nordeste do Pará, criado por negros africanos com influências indígenas e ibéricas. Hoje, Marapanim é conhecida como capital mundial do carimbó, sendo inegavelmente um dos maiores pólos culturais do Estado nessa área. Este fato se traduz na existência de mais de quarenta grupos de carimbó no município que se sobressaem pela peculiaridade com que executam o ritmo e a dança, facilmente reconhecidos em qualquer lugar.

Como chegar: Partindo de Belém pela BR 316, ao chegar ao município de Castanhal, segue-se pela PA-318 até Marapanim, distante 170 quilômetros da capital paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário