quinta-feira, 19 de março de 2015

Conjunto de ações incrementa oportunidades na rota turística Belém-Bragança

Considerada uma ação prioritária do Governo do Estado, a rota turística histórica e cultural Belém-Bragança continua a ser alvo de ações e medidas para incremento do fluxo e fortalecimento das oportunidades de negócio ao longo de seu percurso que abrange 13 municípios dos polos Belém e Amazônia Atlântica. O objetivo principal é assegurar que a rota possa ser um vetor de desenvolvimento nestas regiões do estado.

Já no próximo sábado, dia 21, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com a Associação de Motociclistas Estrela de Belém, Associação Paraense de Motociclistas, Confraria Harley-Davidson e Prefeitura Municipal de Igarapé-Açu promove a palestra de sensibilização “Minha Moto, Minha Vida”, que tem por objetivo conscientizar os condutores sobre os cuidados e medidas de segurança na pilotagem de motocicletas. O evento ocorre às 10h da manhã, no auditório do Centro Cultural “Mercado Velho”, em Igarapé-Açu.

De acordo com a diretora de Políticas de Turismo da Setur-Pa, Fátima Gonçalves, a iniciativa nasceu por conta do aumento de fluxo nas vias da rota e daí a necessidade de fazer a prevenção de acidentes e também de regularização das motocicletas.

Uma das formas que a secretaria planeja para fomentar negócios na rota é a construção de barracas ao longo do percurso das PA's, em formato de vagões de trem, que serão utilizados para espaços de alimentação e venda de utensílios de produção associada das comunidades no entorno da rota turística, em parceria com as prefeituras locais, que ficarão responsáveis pela gestão dos espaços.

Para isso, a Setur prepara o Mapa de Oportunidades de Negócios da Rota, que será feito com base nas informações documentais e pesquisas de campo dos inventários das oferta turística dos 13 municípios que compõem a rota. No momento, os diagnósticos de Santa Izabel, Benevides e Bragança estão concluídos e a secretaria trabalha para finalizar o de Peixe-Boi, Tracuateua, Igarapé-Açu, São Francisco do Pará, Belém e Marituba, que já foram iniciados, até o final de abril. Os demais devem ficar pronto até junho.

A implantação de rotas turísticas no estado é uma das ações previstas no Plano Estratégico do Turismo Ver-o-Pará. Neste sentido, demos o pontapé inicial com a rota turística e cultural Belém-Bragança, que parte de Belém pela Rodovia BR-316 e já foi apresentada a prefeitos, vereadores e empresários dos 13 municípios do polo turístico Amazônia Atlântica.

“Este processo passa pela organização do Estado, mas fundamentalmente do empresário e do cidadão, no que possa significar desenvolvimento, a partir de uma estratégia, que uma rota turística representa. As oportunidades de negócios são muitas. Incluem restaurantes, cerâmica, pontos de venda de artesanato e balneários com infraestrutura de serviços, que poderão se beneficiar diretamente com um tempo de permanência maior dessas pessoas em seus municípios. O turismo é um setor que agrega valor na maioria das demais atividades produtivas e a criação de uma rota é um dos meios para exploração destas oportunidades”, explica o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.


Texto: Israel Pegado – Ascom Setur-PA

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