segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cinema: "Sobrevivente" em cartaz no Cine Estação

Raridade nas telas brasileiras, uma produção cinematográfica da Islândia ganha um representante de peso em “Sobrevivente”, de Baltasar Kormákur, indicado ao Oscar de filme estrangeiro no ano passado. O filme estreia no dia 14 de janeiro (quarta-feira), com sessões às 18h e 20h30, abrindo a temporada 2015 do Cine Estação.

O longa é inspirado na história real de sobrevivência ocorrida em 1984: um pescador chamado Gulli (Olafur Olafsson) se vê à deriva nas gélidas águas do Atlântico Norte depois que o pesqueiro onde trabalhava naufraga. Seus amigos sucumbem rápido ao frio, mas ele inexplicavelmente consegue nadar por seis horas. Ele segue em frente e lembra trechos de sua vida ao lado daqueles que deixou para trás. Sua sobrevivência parece improvável, até que avista as escarpas de uma ilha. 

Gulli tem de enfrentar a dor pela perda dos amigos e o assédio da imprensa por conta de sua incrível história de sobrevivência. Alvo da curiosidade de médicos e especialistas, que querem entender como poderia ter subsistido em condições tão severas, é convencido a ir para a capital Reykjavík passar por uma bateria de exames que vão tentar achar respostas científicas para seu feito extraordinário.

A situação que se produz a partir desta estranheza, que leva pessoas diferentes a considerar Gulli mentiroso, ou então milagroso, um quase super-homem; cria outra linha de interesse na trama desenvolvida pelo diretor Baltasar Kormákur.

Gulli é um solitário. Vive com os pais e passa as noites no bar com os amigos, com quem trabalha num barco de pesca. A rotina de todos não passa muito de trabalhar, beber, eventualmente brigar ou separar uma briga, como faz o pacífico e robusto pescador de vez em quando. À moça de seus sonhos ele só tem coragem de dirigir um tímido olhar de longe.

No barco, cada um sabe o que fazer. Alguns dormem, ou assistem vídeos (estamos nos anos 1980), enquanto outros cuidam do leme e das máquinas. Até a hora em que um cabo fica preso numa rocha sob o mar e eles não conseguem resolver o problema por conta de uma polia enferrujada. O barco vira, lançando os tripulantes ao mar gelado.

“Sobrevivente” retrata esta situação angustiante, sem comunicação, sob um vento de 3 e água a 5 de graus negativos. A ausência de barcos de socorro por perto sinaliza a urgência de se lançar ao mar, torcendo para escolher a direção certa da terra firme.

Exibido nos Festivais de Toronto e Mar Del Plata, “Sobrevivente” recebeu 11 prêmios no Edda Awards, importante festival da Islândia, entre eles o prêmio de melhor filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário