segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

9º Festival do Carimbó de Marapanim começa na próxima semana

A 9º edição do Festival de Carimbó de Marapanim acontece
no período de 16 a 18 de janeiro na Praca da Bandeira,
em Marapanim
No período de 16 a 18 deste mês será realizado o 9º Festival de Carimbó de Marapanim com o tema “Carimbó de Marapanim - Patrimônio do Brasil”, em comemoração ao título de Patrimônio Cultural do Brasil que o ritmo recebeu em setembro de 2014 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O Festival que acontece na Praça da Bandeira, em Marapanim, contará com apresentações de diversos grupos de carimbó e grupos de raiz confirmados, concursos de música e coreografias, comidas típicas, homenagens a mestres do ritmo, entre outras atrações tradicionais do festival. 


O Festival de Carimbó de Marapanim existe desde 2004, quando foi idealizado pela Associação Marapaniense de Multiplicadores do Turismo (AMATUR). A ideia surgiu com o objetivo de unir a identidade que a cidade possui com o carimbó e valorizar o ritmo como produto artístico cultural do Pará. 


Ranilson Trindade, mestre de carimbó que idealizou o evento e hoje preside a Amatur, diz que o Festival de Carimbó de Marapanim é um sucesso e não só atrai um grande fluxo turístico, como gera emprego e renda para milhares de pessoas envolvidas de alguma forma na sua realização. 


O carimbó surgiu no século XVII no nordeste do Pará, criado por negros africanos com influências indígenas e ibéricas. Hoje, Marapanim é conhecida como capital mundial do carimbó, sendo inegavelmente um dos maiores pólos culturais do Estado nessa área. Este fato se traduz na existência de mais de quarenta grupos de carimbó no município que se sobressaem pela peculiaridade com que executam o ritmo e a dança, facilmente reconhecidos em qualquer lugar. 


Praia do Crispim, a 16 km da sede de Marapanim
Marapanim é também referência, segundo a Paratur, para quem busca turismo cultural e de natureza. Igarapés, praias oceânicas, gastronomia típica e outros atrativos esperam os visitantes. Entre as praias mais próximas estão a de Crispim, a 16 quilômetros da sede de Marapanim, a de Marudá, de onde é possível atravessar para a ilha de Mayandeua e apreciar uma das mais belas praias do Pará, a de Algodoal, já no município vizinho de Maracanã. 


Como chegar: Partindo de Belém pela BR 316, ao chegar ao município de Castanhal, segue-se pela PA-318 até Marapanim, distante 170 quilômetros da capital paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário