quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Polo Joalheiro do Pará lança coleção de joias sustentáveis marcadas pela inovação

A nova coleção de joias em ouro e prata do Polo Joalheiro do Pará é uma linha de produtos que tem como marca a sustentabilidade, a inovação e o design com identidade cultural. As joias integram a mostra “Metal-Morfose: A Transformação da Matéria” e estão expostas para comercialização no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL) até o dia 31 de dezembro, no horário de funcionamento do local. A entrada é franca.
Pesquisador e ourives Paulo Tavares, coordenador técnico da exposição
"Metal-Morfose: A Transformação da Matéria". Foto: Carlos Sodré/Agência Pará
O público que visitar a exposição poderá conhecer de perto o resultado de técnicas inovadoras de ourivesaria, que conferem colorido único às 44 joias da coleção, que tem como diferencial o respeito ao meio ambiente. Criada a partir de processos resultantes da reciclagem do metal nobre, a mostra tem coordenação técnica de Paulo Tavares, mestre ourives e pesquisador do Polo Joalheiro do Pará.
As joias da exposição foram criadas por Lídia Abrahim, Mônica Matos, Marcilene Rodrigues, Nilma Arraes e Argemiro Muñoz, com produção e ourivesaria de Ednaldo Pereira, Paulo Tavares, Amajoia, Amazon Art, Yemara, Silabrasila, Joiartmiro, Moa-Arãn e Mônica Matos Joias da Amazônia.
Com preços que variam entre R$ 60 e R$ 2.350, os colares, braceletes, pingentes, prendedores de gravata, brincos e anéis comunicam a cultura amazônica revelando uma alquimia de cores, brilhos e formas. Cores dos Minerais, Grafismo, Asas de Metal, Verão Marajoara, Sinal de Pureza, Conexões, Celtic e Vestígio são temáticas da nova coleção.
As joias artesanais têm coloração diferenciada e design autoral, inspirado na natureza, em elementos da fauna e da flora, passando por representações da cultura amazônica e do próprio processo de manipulação e coloração do metal.
A matéria-prima das joias da nova coleção é de origem mineral e foi obtida por meio de técnica inovadora que tem como base a reciclagem do metal. Para colorir as joias, Paulo Tavares associou à tecnologia outra inovação desenvolvida no âmbito do Programa Polo Joalheiro do Pará: a “incrustação paraense”, também conhecida como incrustação a frio, onde cores especiais são obtidas em um processo que substitui a esmaltação e utiliza resíduos da lapidação de gemas minerais ou de produtos orgânicos.
A ambientação é da designer Bárbara Müller e destaca tubos de ensaio e carvão vegetal. Elementos de origem mineral e orgânica, como casca de ovo, hidróxido de ferro e metassilicato de cobre, integram o ambiente e representam as diversas fases de composição da matéria-prima das joias, com seus processos de reciclagem e coloração do metal.
O lançamento da nova coleção ocorreu no final do mês de novembro, durante o “III Workshop de Arranjos Produtivos Locais (APL) de Gemas e Joias”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos Empresários (Sebrae), com apoio da Seicom e do Igama.   
A exposição “Metal-Morfose” é uma realização do Governo do Pará, por meio da  Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social que gerencia o espaço e o programa.   
Serviço: “Metal-Morfose: A Transformação da Matéria”, exposição de joias em ouro e prata do Polo Joalheiro do Pará. Na Casa do Artesão, no Espaço São José Liberto, até 31 de dezembro, no horário de funcionamento do espaço: de terça a sábado, das 09h às 19h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada franca. No dia 25 de dezembro, o Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas) será fechado ao público. Mais informações com o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO) do Igama no e-mailndto.igama@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário