quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Frutos do Pará foi destaque em encontro nacional de gemas e joias

Confira imagens da apresentação do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, que foi atração da programação cultural do “III Workshop de Integração de Arranjos Produtivos Locais (APL) de Gemas e Joias”, realizado no Espaço São José Liberto nos dias 24 e 25 de novembro. O encontro foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). As fotos foram gentilmente cedidas pelo fotógrafo Anderson Silva. 

A apresentação do “Frutos do Pará” mostrou aos participantes do encontro nacional, na noite do dia 24 de novembro, criações típicas do folclore amazônico e criações próprias, representada nas músicas, coreografias e temáticas das danças. Para abrir o espetáculo, os músicos e dançarinos mostraram o tradicional carimbó, com música e coreografia especialmente criadas pelos integrantes em homenagem a uma das iguaria mais conhecidas da região, o "tacacá". 

Na sequência, foram mostradas aos participantes do evento, as coreografias do Coco e da Desfeiteira. Criada pelos escravos para falar mal de seus senhores, a Desfeiteira se utiliza das cantigas de dança de roda como forma de camuflar, na letra e nos movimentos, o desabafo dos escravos, que “desfeitavam” dos seus senhores.

Leia Mais em São José Liberto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário