sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Festival do Caranguejo deve reunir 30 mil em São Caetano

As apresentações dos tradicionais bois de máscaras também
serão atrações do 35º Festival de Caranguejo
(Foto: Geraldo Ramos/Paratur)
Considerada uma das principais manifestações de valorização da gastronomia e da cultura local, o 35º Festival do Caranguejo de São Caetano de Odivelas, no nordeste do Estado, deverá reunir, neste final de semana, cerca de 30 mil pessoas. Este ano, além da tradicional degustação de diversas iguarias feitas com o crustáceo, o evento contará com uma ampla programação cultural, com apresentações dos tradicionais bois de máscara do município, e de atrações locais e nacionais, entre elas, a banda cearense Caviar com Rapadura. A abertura do festival será na noite desta sexta-feira, 12.

A programação, que se estende até o domingo, 14, na área do Bosque Raimundo Rodrigues, deverá gerar cerca de milempregos diretos e indiretos, de acordo com a prefeitura de São Caetano. “Para nós, é a principal oportunidade de movimentar e aquecer a economia. Nosso trabalho tem sido nesse sentido, de aproveitar o festival para divulgar a cultura e fomentar esses dois setores essenciais, trazendo cada vez mais pessoas para a cidade. Por isso, além das atrações locais, estamos trazendo gente de fora, como a banda Caviar com Rapadura”, pontua.

Para a diretora de marketing da Paratur, Jacqueline Alves, o festival tem grande potencial turístico, atraindo, a cada ano, um número maior de pessoas vinda dos municípios próximos e também da capital. Isso se dá pela facilidade de acesso ao município, feito por estrada. "O bom estado das rodovias da região são um dos fatores que também acabam se tornando um atrativo, e esse público do próprio estado é um nicho importante a ser explorado, pois é ele que ajuda a incrementar a renda do município. Um turista que vá, mesmo que não se hospede, consome no local, conhece a cultura e pode voltar outras vezes. Por isso a importância desse evento”, observa.

O munícipio de São Caetano possui uma área de justa marítima
com a maior reserva de manguezal do nordeste do estado do Pará
(Foto: Álvaro Grego/Paratur)
De Belém a São Caetano, de carro, a viagem leva em torno de uma hora e meia pela BR-316 até Santa Izabel do Pará, entrando, em seguida, na PA-140. O município fica a cerca de 100 km da capital, em uma área de justa marítima, com a maior reserva de manguezais do nordeste do estado. Antes de São Caetano, a mesma estrada dá acesso aos municípios de Santo Antônio do Tauá e a entrada de Vigia de Nazaré. De ônibus ou de van, pelo mesmo trajeto, o tempo é praticamente o mesmo, e a passagem varia entre R$ 13 e R$ 17.

Serviço: O 35º Festival do Caranguejo de São Caetano de Odivelas. De 12 a 14 de dezembro, na área do Bosque Municipal Raimundo Rodrigues.

Sexta-feira, 12
20h – Abertura oficial
20h30 – Apresentação das candidatas a Rainha do festival
21h – Boi Tinga e Bois Mascote
22h – Show com as bandas Rodrigues e Milícia Odivelense
23h – Show com Jorginho e Banda Segunda Via
00h30 – Baile da Saudade com a Aparelhagem Pop Saudade

Sábado, 13
21h – Apresentação de shows com grupos culturais
22h – Show com a Aparelhagem Mega Príncipe
23h - Show com banda local
00h30 – Show com a banda nacional Caviar com Rapadura
3h – Show com a Aparelhagem Mega Príncipe

Domingo, 14
10h – Abertura da área do boque para o tradicional Almoço no Festival
12h – Apresentação de Grupos Culturais
14h – Bingo do festival
15h – Banda Senta peia
16h – Grupo Os Latinos
18h – Banda local
19h – Aparelhagem Mega Príncipe
20h – Concurso Rainha do Festival
21h – Aparelhagem Mega Príncipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário