segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Show no IAP valoriza a importância cultural dos Pássaros Juninos


Mais de 400 pessoas participaram na noite de sexta-feira (21), no anfiteatro do Instituto de Artes do Pará (IAP), do show de lançamento do projeto multimídia “Os pássaros – A música e o teatro popular do Pará”, composto por CD, DVD e livreto, que homenageiam o trabalho dos Pássaros Juninos. Com direção de Luiz Félix Robatto o show contou com artistas do novo cenário musical paraense, como as cantoras Camila Honda e Aíla, Pro.efX e Cronistas de Rua.
O show "Os pássaros – A música e o teatro popular do Pará” levou centenas
 de pessoas ao IAP, para reverenciar essa manifestação genuinamente paraense

Idealizado entre os anos de 2012 e 2013, o projeto pretende reviver a cultura dos Pássaros Juninos, manifestação cultural exclusivamente paraense, realizada há quase quatro décadas, e que foi esquecida com o passar dos anos. O resultado do projeto resultou em um material multimídia, que mostra o conceito da manifestação, como ela foi criada e sua importância para os brincantes e guardiões dos Pássaros.

A radialista Iracema Oliveira, guardiã do Pássaro Tucano há mais de 30 anos, afirmou que esta é a concretização de um sonho, e espera que a cultura dos Pássaros Juninos caminhe para o seu devido reconhecimento. “É uma festa muito bonita que nós, brincantes de Pássaros, já merecíamos há muito tempo. Que este trabalho continue defendendo e prestigiando a cultura popular dos Pássaros Juninos em Belém”, acrescentou.

O estudante Carlos Allan Pereira vê o projeto como mais um divulgador da cultura do Pará. “Eu mesmo conheço muito pouco a cultura dos Pássaros, e acho pouco divulgado. Mas acredito que este projeto, com a qualidade que ele tem, consiga expandir e divulgar essa manifestação cultural, que é realizada só aqui em Belém, para todo o Estado e outros lugares do país”, declarou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário