sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Setor de gemas e joias em debate no São José Liberto

Cultura, design, joia artesanal, turismo, inovação, Arranjos Produtivos Locais (APLs) e empreendedorismo criativo do setor de gemas e joias estão na pauta de discussão do encontro nacional que o Espaço São José Liberto (ESJL) sediará nos dias 24 e 25.

O “III Workshop de Integração de APLs de Gemas e Joias" é uma realização do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Indústria Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social que gerencia o ESJL e o programa Polo Joalheiro do Pará.

A proposta do workshop é promover a integração entre experiências dos APLs de gemas e joias dos estados participantes, por meio de intercâmbio entre os participantes e programação diferenciada, com destaque para pontos fortes, referências e identidades de cada arranjo produtivo. A iniciativa integra as ações do Projeto para Estímulo à Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Joias, Gemas e Bijuterias, gerenciado pelo IBGM.
Das atividades programadas para o encontro constam painéis, relatos de experiências nacionais e internacionais, oficinas técnicas e debates, que tratarão, entre outros temas, sobre a joia artesanal e a cultura do território como forças expressivas de uma marca, o relacionamento com a imprensa, as ações desenvolvidas pelo Sebrae Pará, o alinhamento das políticas públicas nas áreas da mineração, turismo, cultura, empreendedorismo e capacitação profissional, voltadas para o setor de gemas e joias no Estado do Pará.

Representantes dos estados do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul, onde a ação já foi realizada, participam do encontro, juntamente com integrantes dos APLs de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de representantes dos segmentos e integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará, dentre eles designers, ourives, lapidários, empreendedores individuais, micro-empresários e alunos dos cursos de Design das instituições de ensino parceiras do programa Polo Joalheiro do Pará.

Membros de entidades públicas e privadas com vasta experiência e atuação na área foram convidados para falar sobre o panorama local e nacional, diagnosticar conflitos, oportunidades e interesses dos diversos públicos atingidos pela cadeia produtiva de gemas e joias. 

Durante o evento serão destacadas, ainda, particularidades e potencialidades da produção de cada estado, pontos da cadeia produtiva que têm gerado experiências piloto de sustentabilidade, bem como serão aprimoradas políticas públicas, procedimentos e ações que contribuam para o amadurecimento dos APLs e da cadeia produtiva do setor de gemas e joias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário