segunda-feira, 17 de novembro de 2014

São José Liberto recebe evento nacional sobre APLs de gemas e joias

O III Workshop de Integração de Arranjos Produtivos Locais 
(APLs) de Gemas e Joias ocorre nos próximos
 dias 24 e 25, no Espaço São José Liberto
Depois do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul, o Pará receberá o III Workshop de Integração de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Gemas e Joias, nos próximos dias 24 e 25, no Espaço São José Liberto. O encontro de promoção e integração de ações de apoio aos APLs envolverá Estados brasileiros e convidados de outros países em intercâmbio de experiências bem-sucedidas na área, como o case do Programa Polo Joalheiro do Pará, que, inserido no território criativo Espaço São José Liberto, será referendado durante o workshop.

A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Mineração (Seicom) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social que gerencia o São José Liberto. O evento integra as ações do “Projeto para Estímulo à Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Joias, Gemas e Bijuterias”, gerenciado pelo IBGM.

Terão representatividade no evento APLs dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de representantes dos segmentos do Programa Polo Joalheiro do Pará, como designers, ourives, lapidários, empreendedores individuais, microempresários e mestres artesãos.

Da programação técnica do workshop constam atividades variadas, como painel intersetorial, palestras, relatos e mural de experiências, além de oficina técnica para tratar, entre outros temas, sobre a joalheria artesanal e seus diálogos com a cultura e o turismo. Também estão agendadas apresentações de danças folclóricas e exposições dentro da programação cultural do encontro.

A gestão do Espaço São José Liberto e do Polo Joalheiro do Pará será abordada pela diretora executiva do espaço e do programa, Rosa Helena Neves, no primeiro dia do workshop. A apresentação integra o Espaço Mural das Experiências, no qual, no segundo dia do encontro, um representante do Sebrae Pará falará sobre as ações da entidade para o setor de gemas e joias e Programa Polo Joalheiro do Pará.

Carolina Lucena e Ângela Andrade, representantes do IBGM, participarão do Relato de Experiências, em que abordarão os resultados alcançados pelas ações do projeto. Outro destaque na programação é a participação da designer Sylvie Alves Castro, de Portugal, dona da Syo, reconhecida empresa de joalheria artesanal. Ela prestará consultoria técnica aos participantes na palestra “Syo – Quando a herança encontra o luxo”, na qual abordará a joia artesanal e as culturas do território como forças expressivas de uma marca.

Durante o intercâmbio os participantes conhecerão mais sobre experiências desenvolvidas em outros polos joalheiros do Brasil e sobre a cultura portuguesa representada na joalheria autoral de Sylvie Castro e seu trabalho com a “filigrana”, marcado pela inovação e reinvenção de peças de joalheria. Mais informações: igama_secretaria@hotmail.com. Luciane Fiuza
São José Liberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário