quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Plano Ver-o-Pará completa três anos com mais de 75% de seus programas iniciados ou finalizados

Patrícia Servilha, da Chias Marketing, apresentou o
relatório do Plano que está com 75% dos projetos
finalizados ou em andamento
Lançado pelo Governo do Pará em novembro de 2011 o Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo) completou este mês três anos e já está com mais de 75% de seus programas e projetos finalizados ou em andamento. A informação é da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e integra o terceiro relatório de implantação do Plano, apresentado na tarde da última terça-feira (11), durante a 77ª. reunião ordinária do FOMENTUR (Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará). A apresentação aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) em Belém, com a participação de mais de 50 pessoas.

Patrícia Servilha, diretora da empresa espanhola Chias Marketing, contratada pela Paratur para contribuir com o Governo do Estado na concepção e implantação do Plano fez a apresentação dos resultados dos três primeiros anos de execução do Plano Ver-o-Pará, que é dividido em Plano de Desenvolvimento, que integra os macroprogramas de Produtos, Qualidade e Competitividade e Plano de Marketing, composto pelos macroprogramas de Comunicação, Promoção e de Inteligência de Mercado e Inovação. A consultora lembrou que o Plano foi concebido a meta principal de tornar o Pará o destino líder em turismo na Amazônia até 2020 e revelou que entre os resultados já alcançados está a consolidação de uma nova identidade turística do Pará nos mercados, com a promoção do slogan Pará: A Obra Prima da Amazônia e uma nova marca.

Adenauer Góes, titular da Setur,
recomendou a união do setor e
continuidade do Plano
“Trabalho com marketing turístico em vários estados e vejo o Pará como uma grande vitrine do turismo do Brasil e posso dizer que o diferencial do Pará está naqueles que fazem o turismo”. Afirmou Patrícia, ao informar que a meta de aumentar o fluxo turístico internacional em 15% está sendo alcançada.

Segundo ela, o crescimento desse fluxo internacional no Pará foi acima da média de crescimento no Brasil. Esse crescimento, em 2013, foi de 14% (passou de 68 mil em 2012 para 78,5 mil em 2013). Já em 2014 o aumento já é de 29,8%, quando passou de 100 mil turistas internacionais em visita ao Pará, que tem como principal objetivo ser o destino líder em turismo na Amazônia até 2020.

Durante o encontro o secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, lembrou que, ao lançar o Plano Ver-o-Pará e criar, ao mesmo tempo, a Setur, o governador Simão Jatene reafirmou o entendimento do Governo do Estado de que o turismo, enquanto atividade econômica geradora de desenvolvimento, é prioridade em seu modelo de gestão do Estado. Adenauer apontou entre os resultados mais importantes, os investimentos em qualificação profissional na cadeia produtiva do turismo, executada através do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PQtur), que integra o Macroprograma de Qualidade e já formou 9.440 profissionais somente nos primeiros três anos do Plano Ver-O-Pará. A meta proposta em 2011, quando o plano foi lançado, era de 10.500 profissionais até 2015. 
Cerca de 50 representantes de entidades que formam
o Fomentur participaram da reunião na Fiepa na
última Terca-feira
A construção do Terminal Hidroviário de Belém, qu garante acessibilidade ao Marajó, também foi destacado, assim como a conquista de dois novos voos internacionais ligando Belém aos Estados Unidos, através do voo Belém-Miami, da TAM, e a Lisboa, através do Belém-Lisboa, da TAP. Os centros de convenções de Marabá e de Santarém, em construção, também foram citados.

”Considero o resultado muito bom, incentivador. Mas ainda é preciso dar continuidade ao Plano, que está indo na direção certa”, afirmou o secretário de turismo.para quem o segredo para o sucesso não está nos recursos, mas na gestão de turismo que trabalha em conjunto para que o Plano de desenvolvimento funcione. “A parceria das instituições de turismo unidas e trabalhando juntas vale mais que o apoio financeiro”, declarou Adenauer durante o Fomentur, em que informou também que o macroprograma de Competitividade tem como resultados em três anos 34 produtos avaliados, 27 planos de ação, 321’ intervenções pontuais de melhoria em produtos, 79 recomendações de intervenção urbana no entorno de equipamentos e produtos turísticos e 43 parceiros para sensibilizar e envolver. 

Presidente da Paratur, Marcelo Mendes,
sinalizou o crescimento do fluxo
turístico que ultrapassa 1 milhão de
vistitantes em 2014
Marketing – Marcelo Mendes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), responsável pelo Plano de Marketing, que está com 81% de seus projetos finalizados ou em andamento e 19% previstos, agradeceu o envolvimento do trade nas ações de promoção, divulgação e estratégias de marketing e inteligência de mercado, que entre os resultados alcançados tem o aumento do fluxo de turistas ao Pará.

Marcelo afirmou que a implementação do Plano Ver-o-Pará revela importantes avanços para o turismo, que somou fluxos de cerca de 800 mil turistas em 2012, mais de 900 mil em 2013 e este ano passa de um milhão de visitantes, como reflexo dessas ações. Além da permanência média do turista no Pará, que aumentou de 4 para 4,4 dias, o gasto médio dos turistas no Pará também passou de R$ 121 para R$ 146, a taxa de ocupação hoteleira de 64% para 68% a geração de empregos saltou de 93 mil para mais de 120 mil.

“Planejamento é primordial para qualquer setor. Manaus tinha este ano algo em torno de R$ 3 milhões para o turismo. O Pará cerca de R$ 2 milhões, mas pelo menos 20% a mais operadores de turismo despertaram interesse em conhecer o Pará, a exemplo de dois grupos de operadores de Portugal que vieram este mês conhecer Belém, Marajó e o Tapajós. Isso representa negócios por que a partir do momento que eles experimentam os produtos isso se torna um argumento de vendas”. Ressaltou o presidente da Paratur, ao alertar a necessidade e importância dos setores investirem em qualificação para atender as exigências dos mercados, que buscam excelência nos serviços e produtos turísticos ofertados. 

Henrique Campos - Famep
Clóvis Carneiro - ABIH
Participaram do encontro representantes das seis regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Clóvis Carneiro, o presidente do Sindicato das empresas de Turismo do Pará (Sindetur), Joacyr Rocha, o presidente do Sebare Pará, Wilson Schuber, entre outros enalteceram os resultados dos três primeiros anos do Plano, e declararam apoio ao Governo Estado na continuidade da meta de tornar o Pará líder em turismo na Amazônia até 2020.

Texto: Benigna Soares com Yasmin Paschoal - Paratur/Abrajet

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