quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Moradores de Algodoal aprovam nova unidade de conservação em consulta pública

A unidade de conservação, na categoria Monumento Natural,
objetiva preservar sítios naturais e de grande beleza cênica na
Ilha de Maiandeua
Em uma consulta pública promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), na tarde da última terça-feira (18), na vila de Algodoal, distrito de Maracanã, município do nordeste do Pará, foi aprovada a criação de uma nova unidade de conservação ambiental na Ilha de Maiandeua. No encontro, realizado na sede da Associação de Pescadores Artesanais de Algodoal, moradores e lideranças locais debateram o funcionamento das Áreas de Proteção Ambiental da ilha e votaram a favor da criação do Monumento Natural Dunas e Lagos de Algodoal.

Segundo Crisomar Lobato, diretor de Áreas Protegidas da Sema, “Monumento Natural” é uma unidade de conservação da natureza que tem como meta a preservação de ecossistemas raros ou de grande beleza cênica. Na ilha de Maiandeua, a área indicada para a criação do Monumento Natural compreende 256,4 hectares, e abrange ambientes de dunas, restingas, lagos e manguezais.

"O principal objetivo dessa consulta pública é ouvir os moradores da ilha sobre essa nova unidade de conservação estadual, que vai beneficiar o ecossistema local e conservar sítios naturais da área. Daí a importância desse encontro. Quanto maior a participação da comunidade nesse processo, melhor será o resultado da ação", explicou Crisomar Lobato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário