segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Marapanim é palco do 9º Festival de Carimbó

Dez grupos de carimbó já estão confirmados para apresentações
no Festival de Carimbó de Marapanim
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou, em setembro deste ano, o registro do Carimbó como Patrimônio Cultural do Brasil. É com esta temática que o 9° Festival de Carimbó de Marapanim será realizado no período de 16 a 18 de janeiro de 2015. O tema desta edição será “Carimbó do Pará - Patrimônio Cultural do Brasil”, e contará com apresentações de 10 grupos de carimbó confirmados, concursos de música e coreografias, homenagens a mestres do ritmo, entre outras atrações tradicionais do festival. 

O lançamento da 9º edição do evento, que tem apoio promocional e de divulgação da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e institucional da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), ocorrerá no dia 29 deste mês, ás 16h, na Praça Matriz, em Marapanim, no nordeste do Pará, região turística Amazônia Atlântica.

O Carimbó recebeu título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 11 de setembro deste ano pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, formado por representantes da União e da sociedade civil, em Brasília. O registro feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é um instrumento de reconhecimento concedido pelo governo federal a um determinado bem, reconhecendo-o como referência cultural em todo o país. 

O Festival de Carimbó de Marapanim existe desde 2004,
quando foi idealizado pela Associação Marapaniense
de Multiplicadores do Turismo (AMATUR)
O Festival de Carimbó de Marapanim existe desde 2004, quando foi idealizado pela Associação Marapaniense de Multiplicadores do Turismo (AMATUR). A ideia surgiu com o objetivo de unir a identidade que a cidade possui com o carimbó e valorizar o ritmo como produto artístico cultural do Pará. 

Ranilson Trindade, mestre de carimbó que idealizou o evento e hoje preside a Amatur, diz que o Festival de Carimbó de Marapanim é um sucesso e não só atrai um grande fluxo turístico, como gera emprego e renda para milhares de pessoas envolvidas de alguma forma na sua realização. 

O carimbó surgiu no século XVII no nordeste do Pará, criado por negros africanos com influências indígenas e ibéricas. Hoje, Marapanim é conhecida como capital mundial do carimbó, sendo inegavelmente um dos maiores pólos culturais do Estado nessa área. Este fato se traduz na existência de mais de quarenta grupos de carimbó no município que se sobressaem pela peculiaridade com que executam o ritmo e a dança, facilmente reconhecidos em qualquer lugar. 

Praia do Crispim, a 16 km da sede de Marapanim
Marapanim é também referência, segundo a Paratur, para quem busca turismo cultural e de natureza. Igarapés, praias oceânicas, gastronomia típica e outros atrativos esperam os visitantes. Entre as praias mais próximas estão a de Crispim, a 16 quilômetros da sede de Marapanim, a de Marudá, de onde é possível atravessar para a ilha de Mayandeua e apreciar uma das mais belas praias do Pará, a de Algodoal, já no município vizinho de Maracanã. 


Como chegar: Partindo de Belém pela BR 316, ao chegar ao município de Castanhal, segue-se pela PA-318 até Marapanim, distante 170 quilômetros da capital paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário