quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Instalação visual alusiva ao Carimbó pode ser conferida na Estação

A capital paraense recebe no período de 24 a 28 de novembro o “6º Fórum Nacional de Museus”. Para o evento, a Estação das Docas oferece aos visitantes congressistas a instalação visual “Carimbó. É do Pará”. A mostra conta com curimbós, imagens e figurinos do grupo folclórico Frutos do Pará. A instalação pode ser conferida diariamente, das 10h às 22h, no Armazém 2 (Boulevard da Gastronomia). A entrada é gratuita.
Oriundo da junção de ritmos entoados por escravos com elementos da cultura indígena e europeia, o Carimbó – gênero tradicional do Pará que carrega no nome a sonoridade do curimbó, um tipo de tambor – foi reconhecido, no dia 11 de outubro, como patrimônio cultural imaterial da humanidade, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Inaugurada em 2000, a Estação das Docas é resultado da revitalização portuária de Belém. Representativo ponto turístico do Estado, o complexo agrega opções de lazer, gastronomia e cultura. Esta, inclusive é uma das missões da Organização Social Pará 2000, que administra o espaço. Há 14 anos, a Estação promove às sextas-feiras o projeto Pôr-do-Som, onde os grupos folclóricos paraenses apresentam ao público seus espetáculos baseados em estudos do folclore regional.
A instalação “Carimbó. É do Pará” tem curadoria do artista plástico Emanuel Franco e reúne imagens que integram o acervo da Estação. Além das fotografias, a instalação mostra outros aspectos do ritmo, como a vestimenta típica e o instrumento musical usado, o curimbó. “O objetivo é chamar atenção principalmente dos turistas, Queremos mostrar a grandiosidade cultural do nosso carimbó”, explica.

Serviço: 
Instalação visual “Carimbó. É do Pará”
Visitação diária, das 10h às 22h, localizada no Armazém 2 (Boulevard da Gastronomia), da Estação das Docas (Av. Boulevard Castilhos França, s/º - Campina).

Informações: 3212.5525

Visitação gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário