terça-feira, 18 de novembro de 2014

Profissionais são certificados pelo PEQTur em Belém

Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur, destacou
a importância da qualificação para atrair cada vez mais
turistas ao Pará
A Secretária de Estado de Turismo do Pará, por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTur) certificou, na manhã desta terça-feira (18), 266 profissionais concluintes dos cursos de capacitação em atividades ligadas ao turismo. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório Carlos Rocque, na sede da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas.

Adenauer Góes, titular da Setur, afirmou que a qualificação é
ferramenta para colocar o Pará na liderança como destino
turístico prioritário na Panamazônia até 2020
Entre os concluintes dos cursos encontravam-se trabalhadores de turismo receptivo, gestores de hotéis, bares e restaurantes e servidores públicos municipais, além de membros participantes da execução do Projeto Saúde e Segurança Alimentar, por ocasião da 1º Caminhada Turística de Belém, que reuniu 420 pessoas. Os certificados entregues durante a solenidade eram referentes aos cursos de capacitação de “SICONV/Elaboração de Projetos”, “Qualidade no Atendimento”, “Boas Práticas nos Serviços de Apoio ao Turismo Receptivo”, “Francês Básico Aplicado ao Turismo Receptivo”, e também das palestras “Abordagem Histórica dos Principais Pontos Turísticos de Belém”, “Atendimento ao Cliente”, “Atividade Física Para o Trabalhador do Turismo”, “Boas Práticas, Manipulação de Alimentos” e “A Importância do Turismo Para o Seu Negócio”. 

Entre os concluintes dos cursos do PEQtur, estavam profissionais
que atuam na segurança turística
Durante a cerimônia, a diretora de Marketing da  Paratur, Jacqueline Alves, falou da importância da qualificação como estratégia de atração de novos fluxos turísticos ao
 Pará, que em 2014 deve somar 1 milhão de visitantes. Já Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo do Pará, ressaltou a importância das parcerias entre os órgãos de turismo para que o nível de profissionalização seja cada vez maior no Pará. Segundo ele, para 2015, mais de 16 mil pessoas devem ser qualificadas pelo PEQtur, meta que certamente levará o Pará a alcançar seu objetivo de ser líder em turismo na Panamazônia até 2020.

Integrantes do Programa Voluntários do Receptivo Turístico
da Paratur foram certificados pelo secretário de Turismo do Pará,
Adenauer Góes
O PEQTur disponibiliza desde 2011 cursos para quem está diretamente envolvido na produção turística e em apenas três anos de implantação, o programa já qualificou 9.440 pessoas. O objetivo principal do PEQtur é contribuir para aumentar a eficiência, qualidade e competitividade dos serviços prestados, fortalecendo assim, o produto turístico do estado do Pará. Para maior eficiência de suas ações, o programa atenta para as especificidades e padrões culturais das regiões turísticas, como a empregabilidade, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e autogestão. 

Entre os executores das capacitações promovidas pelo PEQTur estão a Escola de Governo do Pará (EGPA), Aliança Francesa, Abradesa, Casa Civil, Núcleo de Articulação e Cidadania, Seduc, Paratur e Belemtur, além do apoio do trade turístico local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário