quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Romaria da Juventude será neste sábado

Louvor e animação são os destaques da 8ª Romaria do Círio de Nazaré

Jovens católicos de várias paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém e de outros municípios participam neste sábado, dia 18, de mais uma edição da Romaria da Juventude, uma das 12 procissões oficiais do Círio de Nazaré. Conhecida pela expressiva animação e louvor ã Maria Santíssima, a procissão terá inicio às 16h, com saída da Paróquia de São Francisco Xavier, no bairro do Marco, com chegada na Basílica Santuário de Nazaré.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, deve chegar a Paróquia se São Francisco por volta das 13h, ao final da Ciclo Romaria. A comunidade planejou uma programação cheia de orações e homenagens para receber a Peregrina e se preparar para a procissão. A romaria é conhecida pela animação de jovens que acompanhavam a Imagem Peregrina, puxados por um trio elétrico, entoando músicas marianas, orando e fazendo reflexão da palavra de Deus.

“Maria, mãe de Jesus mestra da oração” será o tema da procissão desta edição. Segundo o coordenador da Romaria da Juventude, Edilson Lima, este é o momento de reunir todos os jovens em grande aclamação a Deus, principalmente os que estão afastados da Igreja. “A procissão não é algo restrito aos jovens que vivem a Igreja. Queremos alcançar principalmente aquele jovem que está afastado para vir compartilhar esse momento de alegria e louvor a Deus e Maria Santíssima”, explica Edilson.

Segundo o coordenador e a Diretoria de Procissões da Festa de Nazaré, a novidade este ano, é que serão usados dois trios para a animação. “Devido ao crescimento do número de participantes nesta Romaria, avaliamos que apenas um trio não é o suficiente, pois quem muitas pessoas já não conseguem ouvir as orações, louvores e pregações”, explica Kleber Vieira, diretor de procissões.

História – A Romaria foi criada em 2001 e inicialmente era realizada apenas por jovens da Paróquia de Nazaré que percorriam o entorno da Basílica Santuário. Devido ao crescimento, hoje ela é uma organização jovens das Paróquias e Comunidades da Arquidiocese de Belém, com o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré.

Símbolo  Um dos grandes símbolos desta procissão é a Cruz Missionária. Com aproximadamente 4 metros, o objeto sagrado é todo feito em madeira e será levado por todas as paróquias participantes em esquema de revezamento. O objeto foi inserido em 2007, e simboliza o ato de os discípulos (jovens cristãos) levarem o nome do Cristo para ser mais conhecido e amado.

Estudos conjuntos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE-PA) e Polícia Militar, este ano a Romaria da Juventude deve atrair mais de 30 mil pessoas. A coordenação da romaria acredita que esse número seja atribuído pela participação expressiva dos jovens na Igreja nos últimos anos.

Percurso  Todos os anos, esta Romaria tem seu trajeto modificado, iniciando em Paróquias da Arquidiocese de Belém com destino a Basílica Santuário. Em 2014, a procissão terá início na Paróquia de São Francisco Xavier, na Travessa Mauriti, Avenida João Paulo II, Travessa Antônio Baena, Travessa Antonio Barreto, Avenida Alcindo Cacela, Avenida Governador José Malcher, Avenida Generalíssimo Deodoro, Avenida Nazaré até a Basílica Santuário. 

Patrocínio – A 222ª edição do Círio de Nazaré conta com o patrocínio oficial da Assemb – Associação das Empresas de Mineração e Metalurgia de Barcarena; Banco Bradesco S/A; Belágua; Construtora Andrade Gutierrez; Crowne Plaza; Delta Gráfica e Editora; Dufry; Hospital Porto Dias; Oi; Parque Ita; Refrigerantes Cerpa; Reicon, Unilever, Unimed Belém; Vale e Y.Yamada. São apoiadores do Círio 2014 a Abelhuda; Aço Belém, Antônio Pereira Advocacia; Albano Martins Advogados; Colégio Olimpus; Fibra,Inneuro; Laboratório Beneficente Belém; Laboratório Bio Diagnósticos; Logos Turismo; Marko Engenharia; Máxima Segurança; Ocrim; Pomme D’Or; Posto Tamandaré; Quadra Engenheira; UBN; Simineral; Sindcon; Studio Novitá; Talian; Transcidade e a Uniodonto.

A Festa de Nazaré é uma realização conjunta entre a Arquidiocese de Belém, a Basílica Santuário de Nazaré, a Diretoria da Festa de Nazaré, o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário