quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Procissão da Festa ocorre neste domingo

A penúltima Romaria oficial do Círio 2014 é uma
das mais antigas

A 222ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré se aproxima do encerramento. Neste domingo, 26, será realizada a penúltima procissão: a Procissão da Festa. A Romaria será precedida por uma Missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira com a participação dos Arcebispos Auxiliares Dom Teodoro e Dom Irineu, às 07h. Este ano, a Romaria sairá da comunidade Pe. Afonso, por volta das 8h. 

Para 2014, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese/PA e Diretoria da Festa de Nazaré estimam a participação de aproximadamente 10 mil pessoas. A Procissão da Festa é a terceira mais antiga da Festa de Nazaré e tradicionalmente, tem seu trajeto mudado. Em 2014, a Romaria terá início na Comunidade Pe.Afonso, situada à Rua dos Caripunas, indo pela Travessa Quintino Bocaiúva, Av. Gentil Bittencourt, Travessa 14 de Março, Rua Dom Alberto Ramos até a Praça Santuário.

História – A Procissão da Festa é realizada sempre no 2º domingo após o Círio e já ocorre há mais 130 anos. Não se sabe precisamente quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas já há alguns registros de 1881. Era realizada à tarde, até que uma chuvarada em 1953 passou-a para a parte da manhã, o que aconteceu em 1954. Antigamente, a procissão costumava sair de dentro da Basílica, pois não existia a Praça Santuário. A Imagem Peregrina será conduzida numa pequena Berlinda, a mesma usada durante o Círio das Crianças.

Em 2000, no dia 22 de outubro, a procissão coincidiu com o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico, Arcebispo Metropolitano de Belém na época. Por esse motivo, a Procissão saiu da Praça Santuário para a Catedral, onde foi celebrada uma missa solene no tablado armado em frente à Igreja. A Imagem da Santa foi levada no mesmo carro utilizado no Traslado Ananindeua - Marituba, cedido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em 2001, a romaria passou por todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré, em um percurso total de 4,3 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário