quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Paratur começará receptivo aos romeiros que chegam ao Terminal Hidroviário

O Terminal Hidroviário receberá principalmente devotos
 que chegam do interior do Estado
A história da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré está diretamente ligada à vida dos ribeirinhos na Amazônia. A pequena imagem foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza às margens do Igarapé Murutucu, em 1700. A relação de Nossa Senhora de Nazaré com as águas é reforçada pela Companhia Paraense de Turismo  (Paratur) com a Romaria Fluvial, iniciada em 1986, e agora com um novo ponto de relacionamento com os ribeirinhos: o Posto de Informações Turísticas (PIT), do Terminal Hidroviário de Belém “Luiz Rebelo Neto” , onde começará nesta quinta-feira (09), a partir das 8 horas, um receptivo especial para turistas e devotos ribeirinhos, que vêm participar do Círio deste ano.
O receptivo às pessoas que chegam à cidade, iniciado oficialmente na última terça-feira (7), no Aeroporto Internacional de Belém, e nesta quarta-feira (8) no Terminal Rodoviário de Belém, no bairro de São Braz, conta com distribuição de material com informações turísticas sobre a capital paraense, programação cultural para o período do Círio e sachês de ervas aromáticas do Pará, além de muitas apresentações de carimbó.
As apresentações culturais incluem shows de 10 grupos de dança ligados à Companhia Folclórica Mistura Regional. Começam às 8 h e terminam às 17 h no Terminal Rodoviário, as 20 h no Terminal Hidroviário e durante o dia e a noite no Aeroporto, com apresentações também nos principais momentos de desembarque na madrugada. Os grupos participantes do receptivo são Mistura Regional, Balé Folclórico da Amazônia, Encantos do Curió, Mapinguari, Uirapuru, Charme Caboclo, Trilhas da Amazônia, Iaçá Luterana, Iaçá de Luta, Mayaná e Flor da Amazônia, sob a coordenação da Gerência de Promoção da Paratur. 
O atendimento nos Postos de Informações Turísticas envolve cerca de 60 profissionais e estudantes de Turismo, Comunicação, Relações Internacionais e outros, sob a coordenação da Gerência de Comunicação da Companhia.
Segundo a diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, 82 mil turistas devem passar por Belém durante o Círio de Nazaré, e deixar cerca de US$ 30 milhões. A estimativa é da Paratur, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pará).
Benigna  Soares
Companhia Paraense de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário