terça-feira, 7 de outubro de 2014

Mostra de filmes sobre Círio de Nazaré

"Mãos De Outubro", filme de Vitor Souza Lima será transmitido
nesta terça-feira (7), no Cine Líbero Luxardo ás 19h
Começou nesta segunda-feira, dia 6, e segue até o dia 9 de outubro, a mostra de filmes “Na Berlinda”, com mais de dez produções audiovisuais que apresentam diversas visões sobre o Círio de Nazaré. 

A programação, organizada pelo Instituto de Artes do Pará e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves faz parte do projeto “Nazaré em todo canto” e acontece no Cineclube Alexandrino Moreira (teatrinho do IAP) e no Cine Líbero Luxardo (andar térreo do Centur), sempre às 19h. A entrada é franca.

A programação iniciou na segunda-feira (06), a partir das 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira (teatrinho do IAP), com as produções “Marias e Josés de Nazaré”, de Ursula Vidal, “No movimento da fé”, de Fernando Segtowick e Thiago Pelaes, e “As filhas da Chiquita”, de Priscilla Brasil.

A partir da terça-feira (07) até a quinta-feira (09), as exibições ocorrem no Cine Líbero Luxardo (andar térreo do Centur). Produções como “Mãos de Outubro”, de Vitor Souza Lima, “Círio de Nazaré”, de Allan Kardec Guimarães, e “O rebanho”, de Márcio Barradas, compõem a grade (confira programação completa abaixo).

PROJETO JANELAS - A mostra "Na Berlinda" marca também a estreia de um novo projeto desenvolvido em parceria entre a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e o Instituto de Artes do Pará: o “Janelas".

A ação iniciará em novembro e apresentará filmes de produtores paraenses e de outros estados brasileiros. O objetivo do projeto é oferecer um canal de acesso às produções audiovisuais independentes na atualidade, além de funcionar como espaço de debates e reflexões sobre os filmes. 

As sessões do “Janelas” serão exibidas no espaço do Cine Líbero Luxardo e a ideia é que ocorram sempre no primeiro sábado de cada mês, a partir das 16h. A intenção também é exibir os filmes em suportes diversos (digital, Blu-Ray, 35 mm, 16 mm, 8 mm).

Serviço: A mostra de filmes “Na Berlinda” acontece da segunda-feira (06) até a quinta-feira (09) sempre às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira e no Cine Líbero Luxardo. A programação faz parte do projeto “Nazaré em todo canto”. A entrada é franca. Mais informações: 3202 – 4321

Confira a programação completa abaixo:

Segunda-feira | Dia 6/10/2014 

Teatrinho do IAP | 19 horas 

- Marias e Josés de Nazaré, de Ursula Vidal, 1999, 35' 

Documentário. A busca pela palavra do cabloco ribeirinho navega pelos caminhos da fé na Amazônia. Imaginário e divino se misturam no relato de uma das maiores manifestações religiosas do planeta. É o Círio de Nazaré contado pela prosa sincera de Marias e Josés da Amazônia. 

- No Movimento da Fé, de Fernando Segtowick e Thiago Pelaes, 2013, 18' 

Segundo domingo de Outubro, a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré reúne mais de dois milhões de pessoas nas ruas de Belém do Pará. Entre milhares de voluntários, estão três homens: um Guarda de Nazaré, um Soldado do exército e um integrante da Cruz Vermelha. Com muito sacrifício, fé e dedicação, eles se preparam para realizar a maior festa religiosa do mundo. 

- As Filhas da Chiquita, de Priscilla Brasil, 2006, 51' 

Há 28 anos, no segundo domingo de outubro, a bicentenária procissão do círio de nazaré - maior romaria católica do brasil e uma das maiores do mundo - é obrigada a conviver com a festa da chiquita, o mais tradicional encontro gay da amazônia que, contra tudo e contra todos, ocorre no mesmo dia, na mesma hora e na mesma rua. são dois milhões de católicos fervorosos de uma lado e alguns milhares de homossexuais do outro. em 2004, o IPHAN incluiu a festa da chiquita no processo de tombamento do círio como patrimônio imaterial da humanidade, dando início a uma grande polêmica: afinal, a festa da chiquita faz parte do círio? 

Terça-feira | Dia 7/10/2014 

Cine Líbero Luxardo | 19 horas 

- Nossa Senhora dos Miritis, de Andrei Miralha, 2010, 13' 

Às vésperas do Círio de Nazaré, uma artesã de brinquedos de miriti, tenta terminar sua promessa de fazer sozinha uma procissão todinha em miriti, mas cansada, ela acaba dormindo e um milagre acontece. 

- Mãos de Outubro, de Vitor Souza Lima, 2009, 21' 

Outubro de festa. Romeiros, operários, escultores, estilistas, decoradores, guardas da Santa, fogueteiros, promesseiros, tocadores de sinos. Todas as classes, todas as idades. Todas as mãos que constroem a maior manifestação de fé do Brasil. 

- Círio de Nazaré, de Allan Kardec Guimarães, 2013, 23' 

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado. 

Quarta-feira | Dia 8/10/2014 

Cine Líbero Luxardo | 19 horas 

- Anima, de Armando Queiroz, 2002, 6' 

A relação do miriti com o universo mágico do caboclo ribeirinho na Amazônia, de sua utilização como objeto lúdico aos tradicionais brinquedos de miriti do Círio de Nazaré. Mostra a força de resistência e transcendência destes artesãos. 

- Quero Ser Anjo, de Marta Nassar, 2000, 12' 

Durante o Círio de N. S. Nazaré, ou brincando de presépio em casa com os irmãos, Madalena sente-se por várias vezes frustrada em seu desejo de vestir-se de anjo, até que um dia reage ao sofrimento de uma forma inusitada. 

- Profano, de Emerson Almeida, 2012, 45 

A noite que antecede o Círio tem seus mistérios, encantos e ousadias. Conheça este lado através de alguns personagens do nosso cotidiano. Imagens reais se fundem com a ficção e os leva a uma jornada de conflitos. 

Quinta-feira | Dia 9/10/2014 

Cine Líbero Luxardo | 19 horas 

- O Rebanho, de Márcio Barradas, 2008, 9' 

A trajetória do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, passando pela lenda do caboclo Plácido até a atual moto-romaria. Uma analogia do homem com a máquina, mostrando que a festa não é feita só de fé, mas de força e violência. 

- Procura-se Deus, de Manoel Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário