quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Jurados de renome internacional vão escolher as mais belas embarcações da Romaria Fluvial

O gerente Promoção da Paratur, Carlos Figueira, fecha parceria
para o Círio 2014 com Soraya Moreno, da Secretaria de Turismo 
e da RádioCatedral da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Cinco profissionais de diversas áreas de conhecimento foram convidados pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) como jurados do Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial, que a empresa organiza há cerca de 29 anos.  Este ano a responsabilidade de escolher as embarcações mais bonitas, mais animadas e que mais se enquadram aos requisitos de segurança da navegação durante o evento, entre outros, está com a jornalista carioca Soraya Moreno, diretora Geral da Radio Carioca AM, do Rio de Janeiro. Soraya faz parte da equipe da Rádio Catedral FM, e trabalha diretamente com Dom Orani João Tempesta, que já foi arcebispo de Belém e hoje é do Rio de Janeiro. “Estou muito feliz de fazer parte desse momento tão especial que é o Círio de Nazaré e com essa missão, uma honra concedida pela Paratur”. Explicou Soraya durante a participação da Expo Internacional de Turismo (ABAV), em São Paulo, quando foi convidada para ser jurada da Romaria. 

Especialista em turismo religioso internacional, Soraya, que é Diretora de Turismo Religioso da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, coordenou um trabalho de promoção do estado durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri (Espanha), em 2011 e também na JMJ do Rio de Janeiro. É essa experiência com o segmento turístico religioso e na área do jornalismo que Soraya vai compartilhar com os jurados da Romaria Fluvial, criada em 1986 pelo então presidente da Paratur, jornalista e escritor Carlos Rocque.

As mais belas embarcações vão ser premiadas pela Paratur que conta com renomados jurados para selecionar os vencedores 
E, já que a Romaria Fluvial e o Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial é fruto da imaginação de um comunicador, é importante que profissionais da área possam contribuir com a escolha. Por isso, a Paratur também convidou o fotógrafo paraense Ray Nonato. Especializado em turismo de aventura, em esporte e outras pautas de fotojornalismo, Ray é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) e atualmente trabalha para os jornais O Liberal e Amazônia, além de uma rotina de montagem de várias exposições fotográfica com temáticas voltadas à cultura, natureza e eventos na Amazônia.

O Concurso de Ornamentação de Embarcações é realizado pela Paratur desde
a criação da Romaria Fluvial, em 1986 pelo jornalista e ex-presidente da Paratur,
Carlos Rocque.
Também integra o corpo de jurados Maria Célia Jacob, pós-graduada em Teoria Literária e em Literatura Infanto Juvenil pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais e ligada à práticas de decência na Universidade da Amazônia.

A área do turismo será representada pelo consultor em turismo e hotelaria Haroldo Verbicaro Tuma, mestre em consultoria e gestão do ecoturismo pela Universidad de León, Espanha e doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autonoma de Asunción, Paraguay. Denis, que é professor de Turismo na Fapan, de Gestão Publica na UFPA e facilitador na Escola de Governo do Estado do Pará, também está ligado a área cultural através do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), onde trabalha. 

O quinto jurado é Edila Porto de Oliveira, bacharel em direito e graduada em letras, cerimonialista, professora e coordenadora do bacharelado em Moda da Universidade da Amazônia. 

Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, explica que o Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial é uma realização do Governo do Estado com apoio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). As embarcações que ainda não estão inscritas ao Concurso, que tem várias premiações, devem procurar a CPAOR, na Rua Gaspar Viana, 575, Reduto, em Belém. A premiação vai ocorre dia 22 de outubro, na Capela São José, no Espaço São José Liberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário