quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Exposição "Natureza, Cultura e Fé: a grandiosidade do Círio de Nazaré" já está aberta para visitação

A exposição "Natureza, Cultura e Fé: a grandiosidade do
Círio" fica aberta das 9h ás 18h.
A exposição “Natureza, Cultura e Fé: a grandiosidade do Círio de Nazaré” promovida pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur) já está aberta ao público desde a ultima terça-feira (7), na Capela São José, no Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro). A exposição conta um pouco dos 222 anos da historia do Círio e dos 29 anos da Romaria Fluvial, idealizada pelo ex-presidente da Paratur, Carlos Rocque em 1986.

Organizada em grandes painéis, a exposição retrata e promove o Círio de Nazaré de vários aspectos, entre eles com fotos dos brinquedos de miriti, do almoço tradicional do Círio, a Romaria Fluvial, o receptivo aos romeiros do Círio, o Concurso de Ornamentação das Embarcações da Romaria Fluvial

Os canadenses Susan Wells e Scott Alpens visitam
a exposição na Capela São José
Muitas pessoas chegam até o local da exposição para tirar fotos e rezar suas preces diante da réplica de uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré e acabam se surpreendendo com a exposição, aproveitando assim para ler um pouco sobre o Círio nos nove painéis expostos dentro da capela.

A exposição já recebeu a presença de muitos fiéis e curiosos, sobretudo estrangeiros que chegam a Belém e procuram saber um pouco mais sobre este grandioso evento religioso que é o Círio de Nazaré. Os canadenses Susan Wells e Scott Alpens visitaram a exposição e adoraram a experiência.

“É bastante colorido, fotos lindas e ótima iluminação. O espaço escolhido também é maravilhoso”, declarou Susan.

A carioca Mary Salgado já estava de malas prontas para voltar ao Rio de Janeiro, mas decidiu reservar um tempinho para visitar a exposição. “Estou gostando muito, tudo está muito bonito e explicado. Sou do Rio e já estou correndo para o aeroporto, mas passei aqui pra dar uma olhada. Muito interessante, ainda mais nesse prédio que é belíssimo.”

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré é atracão na exposição
A exposição “Natureza, Cultura e Fé: a grandiosidade do Círio de Nazaré” fica aberta para visitação até o dia 31 de outubro, das 9:00 as 18:00 horas e conta com o apoio da Fundação Escola Bosque e da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOE).

Durante a abertura da exposição foi lançada também a edição ampliada do livro “História do Círio e da Festa de Nazaré”. Uma releitura da obra lançada em 1981 pelo historiador, jornalista, escritor, ex-presidente da Paratur e também idealizador da Romaria Fluvial, Carlos Roque. O livro analisa as diferenças e evolução do Círio de Nazaré no passado até os dias atuais. Em sua versão ampliada, totaliza 221 páginas, entre estas a terceira parte da obra que trata do Círio de Nazaré na atualidade, o circuito das romarias, as festas populares do círio, assim como a Paratur e a evolução do Círio através do turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário