quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ciclo Romaria ocorre neste sábado

Uma das Romarias oficiais mais recentes do Círio de Nazaré completa 10 anos

As Romarias em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré continuam neste final de semana, em Belém. Na manhã deste sábado, 18, a partir das 8h, fé e devoção estarão sob duas rodas durante a Ciclo Romaria. A procissão que chega a sua 11º edição, em 2014, reúne centenas de devotos que acompanham em procissão a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da capital paraense.

A Ciclo Romaria terá aproximadamente 13,8 Km, com início na Basílica Santuário e, após percorrer algumas ruas dos bairros de Nazaré, São Brás, Umarizal e Batista Campos, retorna para a Basílica de Nazaré. Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE-PA), a estimativa é de quase 7 mil pessoas acompanhando a romaria, entre ciclistas e devotos que devem assistir a procissão ao longo do percurso.

Apesar de ser uma romaria recente, a Ciclo Romaria já conta com uma tradição: as bicicletas que se destacarem na decoração e criatividade, inspiradas em Nossa Senhora de Nazaré, as três mais bem decoradas, com o tema do Círio, serão premiadas pela Diretoria da Festa.

“A presença dos ciclistas é frequente em muitas das Romarias Oficiais, desde o traslado e a Ciclo Romaria é uma oportunidade na qual o ciclista pode prestar sua homenagem a Nossa Senhora em um dia mais tranquilo, próprio para pedalar. Em 10 anos já ocorreram várias mudanças, mas o que podemos constatar, ao longo desse período, é o crescimento do número de pessoas participando dessa bela homenagem”, explica Kleber Vieira, da Diretoria de Procissões. De acordo com Kleber, nos últimos anos o percurso se tornou fixo passando por todas as Igrejas, creches e comunidades católicas ligadas à Basílica Santuário.

- História
Criada há 10 anos (em 2004), a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e a Associação dos Ciclistas de Icoaraci, a Ciclo Romaria é uma das mais novas procissões e tem atraído um número cada vez maior de devotos que rendem venerações a Maria Santíssima, ao longo dos anos.

- Percurso da Ciclo Romaria: 
Praça Santuário, Avenidas Magalhães Barata, José Bonifacio, José Malcher, 09 de Janeiro, Antonio Barreto, Doca de Souza Franco, Domingos Marreiros, Alcindo Cacela, José Malcher, Dr. Moraes, Braz de Aguiar, Serzedelo Correa, Gentil Bittencourt, 03 de Maio, Conselheiro Furtado, Generalíssimo Deodoro, Rua dos Caripunas, Quintino Bocaiúva, e retorno na Av. Nazaré, rumo à Praça Santuário.

- Patrocínio - Patrocínio 
A 222 edição do Círio de Nazaré conta com o patrocínio oficial da Assemb – Associação das Empresas de Mineração e Metalurgia de Barcarena; Banco Bradesco S/A; Belágua; Construtora Andrade Gutierrez; Crowne Plaza; Delta Gráfica e Editora; Dufry; Hospital Porto Dias; Oi; Parque Ita; Refrigerantes Cerpa;Reicon, Unilever, Unimed Belém; Vale e Y.Yamada. São apoiadores do Círio 2014 a Abelhuda; Aço Belém, Antônio Pereira Advocacia; Albano Martins Advogados; Colégio Olimpus; Fibra,Inneuro; Laboratório Beneficente Belém; Laboratório Bio Diagnósticos; Logos Turismo; Marko Engenharia; Máxima Segurança; Ocrim; Pomme D’Or; Posto Tamandaré; Quadra; UBN; Simineral; Sindcon; Studio Novitá; Talian; Transcidade e a Uniodonto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário