quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Asamab abre nesta quinta em Belém a feira “Girândolas de Abaeté no Círio de Nazaré” com mais de 45 mil peças de artesanato de miriti

O artesanato de miriti de Abaetetuba tem notoriedade mundial
pela criatividade e diversidade dos produtos que expressam a 
cultura e o cotidiano dos ribeirinhos da Amazônia, a fauna e a 
flora de Abaetetuba que representa o Pará nesse segmento
A Associação dos Artesãos de Brinquedos de Miriti de Abaetetuba (ASAMAB) abre nesta quinta-feira, dia 9, uma feira com cerca de 45 mil peças do autêntico artesanato de miriti de Abaetetuba. A iniciativa tem como objetivo proporcionar ao público participante do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, a oportunidade de conhecer o trabalho dos artesãos que integram a entidade, que este ano completa 11 anos é reconhecida internacionalmente pela beleza e criatividade dos produtos que desenvolve . 

Os preços variam entre R$ 2.50 as miniaturas da fauna e da
flora 
amazônia a R$ 1 mil, peças grandes em formatos
de barcos e 
outros objetos decorativos e utilitários 
Rivaildo Peixoto, presidente da ASAMAB, afirma que a feira tem como tema “Girândolas de Abaeté no Círio de Nazaré” e será aberta de maneira diferente.   “Às 16 horas teremos uma missa na Igreja da Sé para abençoar os artesãos de Abaetetuba, quando levaremos para a Catedral a réplica da Imagem Peregrina que foi doada para a ASAMAB pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, quando ele era arcebispo de Belém. Depois seguiremos em procissão até a Praça D. Pedro II, para abrirmos, às 18 horas, a nossa feira”. Conta Rivaildo.
Os brinquedos de Miriti encantam adultos e crianças, como a pequena Camila 
Vasconcelos, de 9 anos, que conheceu o trabalho dos artesãos de Abaetetuba na
Jornada Mundialda Juventude, no Rio de Janeiro, em um estande promocional 
do turismo do Pará, organizado pela Paratur na Expocatólica. 

A montagem da feira será concluída pela empresa MS Produções Eventos no início da manhã desta quinta-feira e vai reunir 60 estandes com o artesanato de brinquedo de miriti e mais 10 tendas para abrigar outras formas de artesanato produzido pelos integrantes do Sindicato de Artesãos de Belém. Para os artesãos de Abaetetuba, que ano após ano vêem seu trabalho ganhar reconhecimento e notoriedade internacional, é também uma oportunidade de comercialização direta de seus produtos, muitas vezes apresentados por outras pessoas aos consumidores. Rivaildo diz que, além da feira, que ficará aberta até domingo, dia 12, os artesãos estão sendo muito procurados para venda no próprio município.

“Só eu vendi, em Abaeté, antes da feira, mais de 3.500 peças. A tendência é que os artesãos intensifiquem suas vendas enquanto estivermos em Belém”. Conta.

Miriti Anualmente a Asamab realiza, em Abaetetuba, o Miritifest – Festival do Miriti do município. O evento reúne em média 30 mil pessoas em tordo da comercialização e apreciação do artesanato, que em sua maioria são obras de arte que reproduzem a fauna, a floreza, as lendas e o cotidiano dos ribeirinhos da Amazônia. 

Durante a programação do evento a SAMAB oferece aos visitantes e nativos a oportunidade de conhecer a importância da árvore do miriti (Mauritia flexuosa) para a economia, cultura e tradições locais e o alto nível de profissionalização dos trabalhadores locais. 

Nas mais de 70 ilhas de Abaetetuba, centenas ou talvez milhares de ribeirinhos, que diariamente fazem a coleta, armazenam em paneiros, cozinham e beneficiam todos os derivados do miriti, conscientes da grandeza da cadeia produtiva desse produto comercializado internacionalmente, seguem sua rotina de trabalho, às margens do canal do Sirituba e de outros, na expectativa de que os barcos e canoas continuem passando diariamente e assim possam, levar rio acima o festejado miriti. É o que acontece neste final de semana, em que o Miriti ganha destaque na feira, que ficará aberta de 7 horas até meia noite, na sexta, sábado e domingo do Círio, com entrada franca.

Informações para a Imprensa
(91) 8842-8129 – Ascom da Feira de Miriti de Abaetetuba

Texto: Benigna Soares - Abrajet Pará/Paratur
Fotos: Carlos Sodré - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário