quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Setur qualifica moradores de Barcarena para a atividade turística



Foto:Cristino Martins/Ag. Pará 
Mais de 100 moradores do município de Barcarena receberam, nesta quarta-feira (31), certificados dos cursos ofertados pelo Programa Estadual de Qualificação do Turismo (Peqtur), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O programa, lançado em 2011, tem a finalidade de desenvolver ações de qualificação profissional e empresarial e fortalecimento da gestão pública do setor, a curto e médio prazo, em sintonia com o mercado de trabalho local.

Somente em 2011, 1.380 profissionais foram qualificados em 16 municípios do Pará. A meta do programa é chegar até 2015 com mais de dez mil capacitações. Em Barcarena, foram ofertados os cursos de garçom, cozinha regional, camareira, recepcionista e gestão de pequenos negócios. As aulas foram gratuitas e tiveram como público-alvo autônomos e trabalhadores de bares, restaurantes e do receptivo ao turista, além de jovens e adultos desempregados.

O jovem Maurício Moraes de Almeida, que participou do curso de garçom, gostou do aprendizado obtido durante as aulas. “Sempre quis me aperfeiçoar como garçom. Tinha noção apenas daquilo que via no dia a dia, não imaginava que existiam tanta técnica e regras de etiqueta. Eu me sinto um profissional muito melhor após esse curso”, disse.

O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, falou sobre a importância do programa de qualificação. “Uma das finalidades é mostrar para a sociedade que o turismo é a atividade produtiva e econômica prioritária para o Estado. Investir em qualificação também é um grande atrativo para que o empresariado se sinta cada vez mais atraído. Barcarena tem uma vantagem ainda maior, porque está estrategicamente localizado e pronto para evoluir economicamente. Por isso, esta qualificação servirá para ampliar a atividade econômica da cidade”, disse.

Para o prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Vilaça, a iniciativa do governo em proporcionar a qualificação para os moradores do município é muito bem vinda. “Necessitamos muito desse tipo de incentivo, pois há 30 anos, quando as grandes empresas vieram investir aqui, as pessoas não eram capacitadas, e por isso as empresas tiveram que buscar mão de obra em outros lugares. Agora não, estamos nos preparando cada vez mais e estaremos preparados para os próximos empreendimentos que se instalarem em Barcarena”, ressaltou.

Texto: Bruna Campos - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário