sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Setur orienta prestadores de serviços turísticos na região Tapajós

Sensibilizar e orientar os prestadores de serviços turísticos é o objetivo principal da visita técnica e palestra realizada por técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), entre os dias 05 e 09 de agosto, nos municípios de Santarém, Belterra e Alenquer, na região do Tapajós. Agências de viagem, meios de hospedagem, empresas organizadoras de evento, restaurantes e outros estão na lista de empreendimentos que serão visitados.

A equipe da Gerência de Qualificação dos Serviços Turísticos da Setur fará orientação sobre o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo junto ao Ministério do Turismo (MTur) – o Cadastur, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) e também o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI).

De acordo com a gerente de Qualificação dos Serviços Turísticos, Cláudia Neder, o trabalho que é feito de forma permanente e continuado deve alcançar pouco mais de 30 empreendimentos, somente nesta ação. “Além das visitas de sensibilização in loco, feitas de porta em porta, faremos também uma palestra na quarta-feira (07), em Santarém, abrangendo estes temas para empresários dos três municípios”, explica ela. A palestra ocorrerá na sede da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém, às 18h.

Vale destacar, que a qualificação dos prestadores de serviços é fundamental para o crescimento do turismo como atividade econômica geradora de emprego e renda no estado. Daí, a necessidade do estreitamento de relações entre o poder público e a iniciativa privada.

O Cadastur é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados.

Já o SBClass é Uma ferramenta de comunicação entre o setor hoteleiro e os turistas, com o objetivo de orientá-los em suas escolhas de maneira clara e objetiva, a classificação de meios de hospedagem é largamente utilizada por países líderes no turismo. O SBClass é de adesão e adoção voluntária. Mas para isso é necessário que o meio de hospedagem esteja com seu cadastro regular no Cadastur.

O TSI tem como o objetivo a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos turísticos e ao mesmo tempo desenvolver, através da atividade turística, proteção ao meio ambiente, redução da pobreza e desigualdades regionais, por meio da criação de empregos e geração de renda.

Texto: Israel Pegado - Ascom Setur/PA


Nenhum comentário:

Postar um comentário