quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Região do Tapajós recebe turistas da melhor idade

Grupo da melhor idade durante visita à Paratur. 
Foto: Arnon Henrique Miranda. 

Cerca de 20 membros da Associação de Clubes da Melhor Idade (ABCMI) aproveitam as facilidades e baixo custo do início da baixa temporada para conhecer uma das regiões turísticas mais atraentes do Pará, o Tapajós.   A partida do grupo, marcada para o próximo dia 21, foi tema de uma reunião na sede da ABCMI, que funciona no prédio da  Paratur, com a agência de turismo Lecytur Viagens e Turismo, que vai operacionalizar o roteiro de quatro dias.
Os encantos de Alter-do-Chão no roteiro da Melhor Idade.
Foto: Benigna Soares-Paratur - Abrajet Pará

Intitulado Expedição Amazônia, o roteiro vai incluir os municípios de Santarém, a vila de Alter-do-Chão e ainda o município de Belterra, referência histórica e cultural do ciclo da Borracha, em que a exploração do látex marcou a história econômica do Pará e a presença do Fordismo no Brasil.. A ABCMI, que há 10 anos tem apoio institucional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), desenvolve um importante trabalho de valorização do turismo junto ao público idoso, trabalho este que, segundo a presidente da Paratur, Socorro Costa, é fundamental para fortalecer o turismo interno no Pará. “Seguindo as diretrizes do Plano Ver-o-Pará estamos intensificando a divulgação dos municípios paraenses através do calendário de eventos. Iniciativas como a da Lecytur e da ABCMI são muito bem vindas por que fortalecem nossa missão de divulgar e promover o Pará”. Diz Socorro Costa, presidente da Paratur. Ela lembra que em 2012 foi realizada, pela Paratur, em parceria com a Esamaz – Escola Superior da Amazônia, a pesquisa de demanda de perfil do turista da melhor idade. “O levantamento que envolveu 278 idosos, sendo 65,11% mulheres e 34,89% homens, revelou que esse público tem uma renda bruta mensal entre 5 a 8 salários mínimos, o que lhes proporciona maior facilidade e condições financeiras para viajar. A maioria busca, durante as viagens, prática de atividades turísticas, repouso, novas experiências e recreação, além de mudança de ambiente, cultura e beleza natural”. Explica Socorro.

A presidente da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, Alice Conde Pereira, conta que o trabalho com os grupos proporciona melhor qualidade de vida aos idosos.  “É importante reunir pessoas da mesma faixa etária porque a linguagem é a mesma. É mais fácil do que se comunicar com os mais jovens, por exemplo. Todo mundo tem o direito ao lazer”, reitera, satisfeita com a parceria que a entidade hoje mantém com a Paratur e com a Lecytur para garantir aos membros da ABCMI muitas oportunidades de explorar o turismo. Carlos Wanzeler, diretor da Lecytur Viagens e Turismo, explica que esse segmento da melhor idade exige a oferta de serviços altamente especializados e atenção redobrada com itens como segurança, acessibilidade, conforto maior. Investimentos nessa área, segundo ele, tem garantido a presença desse público em eventos como Marujada de Bragança, Festival de Carimbó de Marapanim, diversos círios no interior do Pará, entre outros, afirma o empresário.

Tapajós


A praia de Pindobal, entre Belterra e Santarém vai ser visitada pelos participantes da expedição.
Foto: Benigna Soares - Paratur-Abrajet Pará
A Expedição Amazônia, ao levar os membros da ABCMI ao Tapajós, escolhido pelos participantes, evidencia o tipo de destino mais procurado pelos entrevistados na pesquisa de demanda de perfil da melhor idade, feita pela  Paratur em 2012: a praia, com 51,80% de preferência entre os entrevistados. Os outros destinos mais procurados pelos entrevistados na pesquisa foram: campo ou área rural (22,30%) e cidades históricas (19,06%). A região do Tapajós é completa nos quesitos, pois inclui praias, cidades históricas, morros e outros tipos de atrativos turísticos, como festivais.  Um exemplo é o Sairé, festival que revela a tradição da cultura indígena Borari, de Alter-do-Chão, que acontece anualmente no mês de setembro. Este ano a programação já está confirmada para o período de 19 a 23 de setembro.

A Expedição inicia no próximo dia 21, quando o grupo embarca em voo comercial no Aeroporto Internacional de Belém, com destino a Santarém, cidade conhecida como a Pérola do Tapajós, que ocupa uma área de mais de 24 mil km².  Lá, entre outros atrativos, vão  a Praça do Mirante, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e a Orla de Santarém, um atrativo à parte, de onde é possível avistar o famoso encontro das águas esverdeadas do rio Tapajós com as águas escuras do rio Amazonas. 

Em Alter-do-Chão, dia 22, os participantes irão conhecer os costumes típicos daquela região, e apreciar os encantos da cultura e natureza tapajônica, realizar passeio em Catraias, que são embarcações com capacidade para quatro pessoas. Na Vila, que recebe o nome carinhoso de “Caribe Amazônico”, irão aproveitar a praia do Amor,  com direito a luau e show de carimbo,  ilha da Fantasia, além de degustar a culinária típica da região, rica em pratos à base de peixes, como tambaqui, pescada e tucunaré. 


Arquitetura do Ciclo da Borracha ainda hoje é marcante em Belterra.
Foto: Benigna Soares - Paratur-Abrajet Pará
Também está na agenda do grupo Belterra, município que se originou de uma vila planejada no final do século XIX pelo americano Henry Ford, atraído ao coração da Amazônia pelo ciclo da borracha, em que o látex das seringueiras era o “ouro” que movimentava a economia do Brasil e do mundo.  Lá, turistas do mundo fazem imersão nessa história e até hoje estão quase intactos os traços arquitetônicos trazidos por Ford, seja nas residências, espaços públicos, hospital, escola, museu, igreja e outros. 


O Tapajós é uma das regiões mais atraentes do Pará.
Foto: Benigna Soares - Paratur-Abrajet Pará
De volta à Santarém, no dia 23, os turistas fazem um passeio de barco para ver o encontro das águas (ponto que as águas barrentas do rio Amazonas encontram – e não se misturam – as águas claras do rio Tapajós). Margarida Lima, que tem 75 anos, foi somente uma vez a Santarém. “Eu fui, mas não para tantos lugares. Sempre gostei de viajar, nunca perco nenhuma oportunidade. Vou levar a minha filha para nós aproveitarmos tudo o que tiver lá”, disse ansiosa por esse novo encontro Quem também está muito ansiosa com a viagem é Teresinha Rodrigues, de 75 anos, secretária do Clube Sempre Vida. Para ela, as atividades dos grupos associados servem para aproveitar a vida depois de cuidar de filhos e netos. Além disso, ela afirma que as atividades auxiliam na melhora da saúde. “Eu adoro dançar, serve para eu controlar a diabetes”. Completa. 

Os grupos que integram a ABCMI se reúnem para dias de lazer, como danças, feiras de artesanato, chás, bingos e bailes. Segundo a presidente Alice Pereira, houve até casamento entre membros associados. O próximo evento da ABCMI é o Festival do Açaí, que acontece no dia 6 de outubro na sede da Paratur. 

Maiores informações sobre a Expedição Amazônia e sobre as atividades da ABCMI podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3241-8422  e-mail: abcmipa@gmail.com

Texto: Arnon Henrique Miranda e Benigna Soares - Paratur. 
Fotos: Benigna Soares - Paratur-Abrajet Pará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário