quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Projeto turístico da Setur fortalece o Círio de Santo Antônio em Oriximiná

                                                                                                     Foto: Leize Silva
Com objetivo de fortalecer os eventos com grande potencial de atração turística no Pará, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) dá continuidade às ações do projeto Incubadora de Eventos. Um dos contemplados é o Círio de Santo Antônio, em Oriximiná, no oeste paraense. A romaria fluvial noturna que caracteriza e diferencia o evento como produto dos segmentos turístico, cultural e religioso ocorreu no último domingo (4), nas águas do rio Trombetas.

Como parte das ações da incubadora, por meio do Núcleo de Planejamento e Articulação Técnica Institucional, a Setur forneceu apoio financeiro e técnico ao evento. O destino turístico também foi apresentado para empresários do setor em uma visita de conhecimento (conhecida como famtur), entre os dias 1º e 5 de agosto, que teve a participação de representantes da Agência Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) e da regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

“O objetivo da incubadora é melhorar a performance dos eventos, para que sejam mais atrativos e aumentem a demanda de turistas. O Círio de Santo Antônio, em Oriximiná, que tem essa característica de ser fluvial e noturno, já tem um alcance de público cativo, mas queremos aumentar a eficiência na organização do evento para que ele tenha maior rentabilidade”, explica o secretário-adjunto da Setur, Álvaro do Espírito Santo.

A gerente de Gestão do Turismo da Setur, Jamily Souza, que esteve no evento, conta que este ano foi a primeira vez que a Diretoria Municipal de Turismo de Oriximiná destinou uma balsa turística para que 70 pessoas prestigiassem a tradicional procissão.

Além disso, os representantes do trade puderam avaliar a infraestrutura turística do município, bem como a gestão pública, identificar oportunidades e definir estratégias de estruturação, incentivo e gestão municipal do turismo. “Com os empresários, visitamos a rede de meios de hospedagem, os serviços de alimentação, atrativos turísticos e naturais, além de comunidades ribeirinhas”, relata.

História – Oriximiná comemora no mês de Agosto, há mais de meio século, sua festa maior: as festividades de Santo Antônio. Desde 1946, o Círio deixou de ser terrestre e passou a ser fluvial. Essa mudança ocorreu a partir de um acordo entre a Diretoria da Festa e a Cúria Prelatícia de Santarém, que também alterou a data da festividade, para ocorrer do primeiro ao terceiro domingo do mês.

Atualmente, a romaria é acompanhada por barcos iluminados que oferecem um espetáculo de luzes sobre as águas escuras do caudaloso Trombetas. Destacam-se como uma das maravilhas do Círio de Santo Antônio as barquinhas coloridas e iluminadas, hoje fabricadas em Aninga e papel de seda multicor, confeccionadas pela comunidade escolar e pelos romeiros. Elas iluminam a extensão do rio durante o cortejo. São milhares de pontos de luz que espelham as águas.

O cortejo do Círio de Santo Antônio é orientado por uma balsa, que conduz a berlinda com a imagem de Santo Antônio, especialmente ornamentada para a ocasião, acompanhada por embarcações decoradas com bandeirolas coloridas e muitos efeitos luminosos. Com a chegada dos barcos ao cais, o santo é saudado com as buzinas dos barcos que não acompanharam a procissão, um show pirotécnico e uma multidão de fiéis que espera a imagem do padroeiro com muitos aplausos, cantos religiosos e bandeirolas.

Texto: Israel Pegado - SETUR
Foto: Leize Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário