sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pesquisa levanta dados sobre fluxo turístico internacional no Pará

Pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), da Universidade de São Paulo (USP) estão no estado para realização da contagem do fluxo de turistas internacionais 2013, no período de 02 a 08 agosto, no Aeroporto Internacional de Belém. O estudo faz parte de uma da pesquisa de demanda internacional do Ministério do Turismo (MTur) que, em solo paraense, conta com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

De acordo com o pesquisador paulista, Tales Lima Gama, serão aplicados questionários nas áreas restritas de embarque e desembarque de passageiros internacionais. “A pesquisa tem como objetivo dimensionar e caracterizar o mercado internacional de turismo”, explica ele, ao detalhar que este levantamento de dados ocorre em todo o Brasil tanto em aeroportos internacionais quanto em fronteiras terrestres.

Tales Gama informa ainda que na área de embarque serão aplicados questionários de receptivo aéreo com foco em passageiros estrangeiros ou brasileiros que residam no exterior, enquanto que no setor de desembarque o questionário é direcionado ao emissivo de passageiros residentes no Brasil. “Queremos detectar quanto gasta esse passageiro e qual o motivo de sua viagem, se é turismo a negócios, lazer, estudo, peregrinação, entre outros”, diz o pesquisador.

O coordenador de Estudos, Pesquisas, Estatísticas e Informações da Setur, Admilson Alcântara, esclarece que a equipe da FIPE forma pesquisadores locais repassando o treinamento necessário para aplicação dos questionários. “O papel da Setur é dar suporte a esse treinamento e intermediar junto aos órgãos envolvidos na ação: Infraero, Receita Federal e Polícia Federal”. Ainda segundo o estatístico, a ação se repete a cada dois meses e ao final do ano serão apresentados os resultados em um relatório de demanda turística.

Os Indicadores de Turismo do Estado, em 2012, mostram que o Pará recebeu um total de 68.744 turistas estrangeiros, que trouxeram para o estado uma receita superior R$ 40 milhões. O número representa uma variação percentual positiva de 7,8% em comparação ao ano anterior. O que comprova que a indústria do turismo cumpre papel fundamental na geração de emprego, renda e captação de divisas para investimentos em diversas outras áreas.

Texto: Israel Pegado - Setur

Nenhum comentário:

Postar um comentário