terça-feira, 20 de agosto de 2013

MHEP vai sediar IV Jornada da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos no Pará

Fachada do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP)
Foto: Reprodução Internet
O Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), ligado ao Sistema Integrado de Museus do Estado do Pará (SIM), foi o espaço escolhido para sediar a IV Jornada  da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos no Pará.  O evento, da SBDG, vai acontecer no próximo dia 5,  e contará com importantes nomes que atuam nessa área no Brasil e exterior, entre os quais,  Luiz Carlos Osório, Mauro de Oliveira, Lena Mousinho, Helena Moreira, Aluisio Almeida e Vera Brandão, que estão entre os palestrantes e facilitadores confirmados na programação do evento.

A jornada é voltada para profissionais diversos, empresas, organizações e outros que buscam aprimorar o alcance de resultados. Na ocasião vão ser vivenciados e debatidos os fenômenos que ocorrem quando as pessoas convivem em grupos, através de palestra, workshop e laboratórios.  A programação em Belém é preparatória ao VIII Congresso Brasileiro de Dinâmica dos Grupos, que acontece de 23 a 25 de setembro deste ano no Centro de Eventos da Puc, em Porto Alegre (RS), com o tema  “A Arte de Liderar o Coletivo”.  O evento é promovido pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), entidade que existe no Brasil há 30 anos, e no Pará há 18 anos,  voltada ao fortalecimento dos grupos em suas manifestações: organizacionais, educacionais e familiares.

Também vão ser lançados em Belém, ao longo da IV Jornada da SBDG, os livros “Mudar Juntos” e “Como Trabalhar com Sistemas Humanos”  escrito pelo psiquiatra e psicanalista Luiz Carlos Osório, autor de 25 livros, hoje uma referência mundial na área das palestras e cursos no Brasil e em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Holanda, Itália, México, Panamá, Paraguai, Portugal e Uruguai.

No livro Mudar Juntos Luiz Carlos Osório apresenta uma referência obrigatória na literatura de auto desenvolvimento romanceado e que em breve será publicada em sua versão em inglês por uma editora do Reino Unido. Já na obra Como Trabalhar Com Sistemas Humanos, Osório retrata sua experiência como psiquiatra e psicanalista ao longo de mais de quatro décadas trabalhando com grupos, casais, famílias e empresas, oferecendo uma abordagem original, permeada de interdisciplinaridade, que permite uma compreensão aprofundada dos microssistemas humanos.

Riqueza Histórica -  O Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), que em janeiro de 2012 foi motivo de uma parceria firmada entre sua direção e a presidência da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) visando aumentar o fluxo de visitação turística,  é um marco da cidade de Belém, onde muitas decisões políticas foram tomadas,  reflete diversos períodos da história da colonização do Brasil e do Pará, assim como é guardião de acervo que marca da presença das culturas e da arte dos colonizadores, em especial de Portugal.

Integrante do Complexo Feliz Lusitânia, o MHEP  está na rota obrigatória dos turistas que visitam a capital paraense, em busca das referências históricas do Pará, em especial de Belém. Sua história remonta de 18 de maio de 1981 e suas atividades como museu foram iniciadas em apenas em 1986, quando, no 4° pavimento do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur). O acervo foi composto a partir de doações particulares e de peças oriundas de vários órgãos do estado. No ano de 1987, o museu teve como sede o Palacete Bolonha e em 1994 foi transferido para o Palácio Lauro Sodré, então sede do governo estadual. O Palácio, construído em 1777, é uma das obras do celebrado arquiteto italiano Antônio Landi e foi sede da Província Portuguesa do Grão Pará e Maranhão.

Atualmente, o Museu Histórico do Estado do Pará possui um acervo diversificado de pinturas, mobiliário, acessórios e fotografias de variados contextos.  Por ocasião do aniversário de Belém, celebrado no dia 12 de janeiro, o MHEP abriu as portas com uma programação diversificada que incluiu, entre outras atividades, o relançamento da obra “A Conquista do Amazonas”, do artista Antônio Parreira (1860 – 1937). A obra data de 1907 e passou por um processo de restauro feito por técnicos do Sistema Integrado de Museus (SIM), ligado à Secretaria de Estado de Cultura, ao qual está vinculado.

Ao sediar a IV Jornada  da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos no Pará o MHEP vai oportunizar o cerca de 100 participantes do evento ao contato direto com essa riqueza histórica e cultural.

Programação - A programação da IV Jornada  da Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos no Pará, que vai acontecer de14:30 às 20:30h, no dia 5 de setembro próximo,  está disponível em www.sbdgpara.blogspot.com.br   e as informações podem ser obtidas pelo e (91) 8086- 9361  e  e-mail: jornadaprecongresso@sbdg.org.br  Saiba mais no www.sbdg.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário